Educação do campo: uma história de luta e resistência

Auteurs

  • Silvanete Pereira dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31859

Résumé

Resumo: Esse artigo objetiva apresentar uma breve discussão sobre a historicidade da educação do campo no Brasil. Ele acrescenta a esse histórico três últimos grandes eventos no campo da pedagogia da alternância e da educação do campo de modo geral. Traz as considerações do segundo Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (II ENERA), do aniversário dos 50 anos do Movimento Educacional Proporcional do Espírito Santo (MEPES), precursor da pedagogia da alternância no Brasil, e os apontamentos do Seminário Internacional dos 50 anos da Pedagogia da Alternância no Brasil.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Movimentos sociais do Campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Silvanete Pereira dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e professora da Unversidade Federal do Espírito Santo - Campus - Goiabeiras no Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Téléchargements

Publiée

29-10-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil