Encontros e (des)encontros entre a Educação Física e a creche: análises sobre ações do Pibid

Auteurs

  • Eduarda Heydt Heinen Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • Marcos Aurélio Eger de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • José Ricardo Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32446

Résumé

O presente texto é um estudo de revisão do tipo estado da arte que busca na produção acadêmica relatos de experiências que contemplem ações da Educação Física aliada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na creche.  Para tanto, alocamos a investigação na faixa temporal que compreende o início do PIBID, 2007 até o ano de 2019. Como banco de dados, optou-se pelas seguintes plataformas on line Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latina-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado demonstra escassa produção sobre o tema derivado de um histórico (des)encontro entre a Educação Física e a Educação Infantil e, consequentemente do edital do Pibid. Com o intuito de contribuir com o debate, relatamos nossa experiência de encontro entre a Educação Física e o Pibid na creche. Em nossas conclusões, defendemos a atuação do professor de Educação Física na creche desde que em consonância com as concepções de desenvolvimento integral e o Pibid enquanto política pública de formação inicial e continuada de docentes como forma de superar concepções pragmáticas e mecânicas de atuação deste profissional na Educação Infantil.

Biographies des auteurs

  • Eduarda Heydt Heinen, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

    Graduanda em Educação Física

  • Marcos Aurélio Eger de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

    Graduando em Educação Física

Téléchargements

Publiée

20-11-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência