A reescrita textual e os processos de ensino e aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Auteurs

  • ISABEL KAROLINE PINHEIRO SANTOS Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32643

Résumé

Este trabalho é parte de um estudo desenvolvido no Programa “Residência Pedagógica” articulado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES) durante os meses de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Apresenta reflexões sobre como a atividade de reescrita pode auxiliar e contribuir significativamente no processo de escrita e elaboração textual. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de São Mateus - ES, situada em uma comunidade com alta vulnerabilidade social infantil. Buscou-se analisar as produções textuais das crianças, a partir do desenvolvimento de um projeto de intervenção que nasceu através de um diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Educação em que foram detectadas as inúmeras dificuldades de escrita dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com observação, participação e coleta de dados através do diário de campo com anotações das práticas educativas instauradas na sala de aula. O estudo se referencia nas contribuições teóricas de Geraldi (1991), Bakhtin (2006), Cagliari (1993), Antunes (2003) dentre outros que discutem o processo de produção textual em sala de aula. Os resultados da pesquisa, a partir da produção textual dos alunos, mostram o quanto a utilização da reescrita é importante para a construção do sujeito-autor e produtor de textos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

ISABEL KAROLINE PINHEIRO SANTOS, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo.

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

Téléchargements

Publiée

20-11-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência