Estrutura e aplicação da oficina temática: conhecendo a composição dos produtos de limpeza – desenvolvida no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho

Auteurs

  • Evanilson Lima Andrade
  • Midiã de Lima Santos Bernardino Universidade Federal de Sergipe
  • Luciano Santos
  • João Paulo Mendonça Lima
  • Valéria Priscila de Barros

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32645

Résumé

Este artigo aborda relatos de uma experiência vivida durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionado pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS/campus Professor Alberto Carvalho). A proposta deste artigo é descrever a aplicação da Oficina temática “Conhecendo a composição dos produtos de limpeza”, bem como apresentar indicativos de aprendizagem sobre elemento químico, átomos, moléculas e substâncias. Buscou-se aplicar uma abordagem qualitativa, para avaliar o conhecimento dos alunos sobre elemento químico, átomo, molécula e substância. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário prévio e final. Foi observada a ação dos alunos relacionadas as práticas contidas na oficina temática. A oficina foi aplicada em 4 horas/aula no mês de outubro de 2019 no Colégio Estadual Murilo Braga, situado no município de Itabaiana/SE, com alunos do 1º ano do ensino médio. Participaram como sujeitos da pesquisa 09 alunos. É importante destacar que a oficina foi dividida em quatro momentos, os quais respectivamente foram: análise de rótulos de produtos de limpeza e questionário prévio; explanação do conteúdo e atividade didática; experimento intitulado: “O segredo da reação do bicarbonato de sódio com vinagre;” e questionário final. A partir da interação, entre aluno e bolsistas, foram levantadas e sanadas as dúvidas dos alunos, tal fato repercutiu diretamente na aprendizagem dos mesmos sobre composição química.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

18-12-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência