Conectados para aprender: Whatsapp, Facebook, QR Code e Google sala de aula

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.32870

Résumé

A pandemia chegou. Diante dos desafios enfrentados pela sociedade como um todo, com as escolas não poderiam ser diferentes. Iniciamos o ano letivo em fevereiro conforme calendário escolar e tudo pareciam transcorrer normalmente, quando abruptamente as aulas foram interrompidas. Faz seis meses e continuamos em casa, escolas fechadas, espaços silenciosos e vazios. Numa perspectiva de conectar a todos, em uma única corrente, pensamos em criar condições para tal e principalmente para a grande maioria, sem internet, através do wi-fi da escola, disponibilizado pela SEME. Com todas as medidas de segurança, através de rodízio de turmas, no entorno da escola, ao ar livre, passamos a receber os alunos. Assim, o presente artigo, de caráter qualitativo e característica investigativa, realizada com os alunos do 6º ao 9º ano da EMEB “Maria das Dores Pinheiro Amaral”, têm como finalidade trabalhar a habilidade de leitura, interpretação e elaboração de texto através do aplicativo QR CODE. O estudo apresenta um plano de ação como metodologia, a fim de trabalhar resolução de problemas matemáticos tendo como base Malba Tahan. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que a experiência nos uniu mesmo distantes, porque vimos escola, alunos, pais e comunidade se articulando em tempos nunca vividos por nossa geração. Descobrimos que, como humanos, somos capazes de sermos criativos e fortes, para enfrentarmos os desafios.

Palavras-chave: Pandemia. Desafios. Aprendizagem.

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Bibliographies de l'auteur

Fabio Togneri Telles, IFFLUMINENSE

Professor da Rede Publica Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, com licenciatura em Matemática (São Camilo - ES, 1997) e Licenciatura em Fisica (UFES - 2019) mestrando em Fisica pelo IFFluminense, polo 34.

Lais Pavani Delfino , SEME - Cachoeiro de Itapemirim

Professora da Rede Publica Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, com licenciatura em Matemática (IFES)

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Publiée

31-12-2020

Numéro

Rubrique

Artigos