Fotografia em perspectiva
relato de uma experiência didática envolvendo geometria
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35884Résumé
Relato de uma experiência didática chamada “Fotografia em Perspectiva” que envolve o uso da fotografia como instrumento para o ensino da Matemática. A experiência foi inspirada e remete a trabalhos que tratam do uso da fotografia ou da linguagem imagética no ensino. Foi realizada em 2015 com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular no município de São Mateus, Espírito Santo, e assumiu a forma de uma atividade externa à escola seguida por reflexão, aprofundamento, composição e exposição de cartazes informativos; com ela, o professor-pesquisador buscou responder a seguinte questão: “Quais contribuições podemos obter do uso da fotografia no ensino de Geometria?” Tecnicamente, o relato segue uma abordagem qualitativa que combina a descrição do que aconteceu com uma análise conduzida a partir das produções dos alunos, ambas levando em conta dados coletados por meio da observação participante do professor-pesquisador auxiliado por diário de campo. As principais conclusões são: a experiência foi bastante satisfatória nos seus aspectos gerais, havendo contado com a participação entusiasmada e efetiva dos alunos; embora a atenção dos alunos tenha se desviado do foco na Geometria, o uso da fotografia permitiu o exercício da criatividade, o trabalho em grupo, a contextualização de conteúdos matemáticos e o estabelecimento de relações com outras áreas do saber.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.