A contribuição de Vygotsky na educação especial

desenvolvimento e aprendizagem

Auteurs

  • Madson Márcio de Farias Leite UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35929

Résumé

Resumo: Esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar alguns aspectos da teoria de Vygotsky no que se refere a inclusão. Tendo como objetivo averiguar qual a contribuição de Vygotsky na educação especial, proporcionando aos sujeitos um desenvolvimento e aprendizagem através da interação com outros seres, enfatizando suas contribuições para a inclusão de crianças com necessidades especiais, no tocante a qualquer espaço a qual esses sujeitos venham participar. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com deficiência intelectual/síndrome de down, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa foi a bibliográfica, onde se buscou através de algumas obras de Vygotsky, sintetizar quais as contribuições no tocante a educação especial no que se refere ao processo de aprendizagem, e outros trabalhos científicos que tratassem da referida temática da educação especial voltada a aprendizagem dos sujeitos com deficiência. Através da coleta de toda bibliografia pesquisada foi possível perceber que  o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual/síndrome de down passa a ser possível através das oportunidades e percepção de cada ambiente, no que se refere a visibilidade e percepção daqueles que foram acometidos por essa síndrome, levando assim ao avanço por parte daqueles que tem o entendimento que o processo de inclusão é algo possível de ser alcançado, e também podendo ocorrer o retrocesso por parte daqueles que ainda não obteve o conhecimento e entendimento de que todos aqueles com deficiência no caso a deficiência intelectual/síndrome de down são passiveis de obterem qualquer conhecimento ofertado a todos os outros sem a deficiência. A leitura e discussão dos descritos de Vygotsky embasado na teoria sócio histórica demonstra a contribuição do teórico no entendimento do processo de inclusão de crianças com deficiências nos vários contextos sociais. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu que o contado da criança com deficiência com outros sujeitos, pode proporcionar aos mesmos um melhor nível de aprendizagem e desenvolvimento. No entanto, o ambiente social a qual esses sujeitos venham pertencer torna-se fundamental no processo de desenvolvimento dos mesmos.

 

Palavras- chave: Inclusão. Desenvolvimento. Síndrome de Down. Vygotsky.

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Biographie de l'auteur

Madson Márcio de Farias Leite, UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO

Madson Márcio de Farias Leite, Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Licenciatura em Educação Física pela Faculdade São Tomás de Aquino – FACESTA. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (2017) Paraguai – (Py) e Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UAA, Paraguai – (Py). 

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Publiée

30-12-2021

Numéro

Rubrique

Artigos