Entre o ontem, o hoje e o amanhã

continuidades e rupturas na legislação educacional brasileira para o ensino de música

Auteurs

  • Vanessa Weber de Castro Colégio Pedro II

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36170

Résumé

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das legislações que regem o ensino de Artes, especificamente de Música, nas escolas brasileiras em uma perspectiva histórica. Para tal, vamos retroceder até a LDBEN nº 4.024/61, passando pela Lei nº 5.692/71 para chegar até a LDBEN nº 9.394/96 e os dias atuais, apontando as continuidades e as rupturas que fazem com que a área esteja em constante movimento de luta por espaço dentro da escola. O referencial teórico-metodológico se apoia especialmente no estudo de Tyack e Cuban (1995) sobre o impacto das reformas educacionais propostas pelo poder público na sociedade e na escola, acrescido de uma ampla pesquisa bibliográfica e documental. Atualmente, legislações educacionais surgem com propostas que sugerem grandes novidades. Reformas são implementadas por governos como soluções mágicas para os problemas educacionais, quando, na verdade, repetem de forma ainda mais distorcida os princípios de reformas passadas e falidas.

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Biographie de l'auteur

Vanessa Weber de Castro, Colégio Pedro II

Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2005), Especialização em Ensino da Artes pela Universidade  Veiga de Almeida - UVA (2008) e Mestrado em Música também pela UNIRIO (2011) na área de Educação Musical. Atualmente é Professora do Curso Técnico em Instrumento Musical/Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II - Campus Realengo II e da Especialização em P´raticas Musicais na Educação Básica também do Colégio Pedro II. Atuou por nove anos como professora docente de Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Colégio Estadual Álvaro Negromonte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, história do ensino da música, ensino da arte, prática docente e Estado da Guanabara.

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Publiée

19-11-2021