Literatura de Franz Kafka e seus contos não formais

categorias de aprendizagem sobre a História

Auteurs

Mots-clés :

História literária, Franz Kafka, educação, crítica-formativa

Résumé

O presente artigo objetiva analisar a relevância da literatura de Franz Kafka (1883-1924) na composição dos processos históricos da sociedade em seu tempo de mundo, na especificidade de sua linguagem e representações simbólicas. Seria possível uma educação histórica a partir da Literatura? Longe de serem meras categorias ficcionais, cria-se a hipótese-condição que os contos kafkianos são potentes críticas da sociedade capitalista no período da I Guerra Mundial (1914-1918), os quais compõem narrativas historiográficas fora dos quadros oficiais da História; críticas que podem estar atualizadas para o nosso tempo de mundo e para formação humana. Para tal objetivo, adota-se os referenciais teóricos dos historiadores Sandra Jatahy Pesavento (2012) e Nicolau Sevcenko (1999) para o diálogo Literário-histórico a partir da interdisciplinaridade metodológica inaugurada pela Escola dos Annales[1] (1929). Para o embasamento crítico-literário da História têm-se as análises de Michel Löwy (2005). Assim, quando problematiza-se a História pelo viés literário – o método usado – pode-se encontrar nos romances kafkianos um grande acervo de documentos não oficiais como vozes que se estruturam e contam a História do mundo e sociedade de outro ângulo que não seja a História tradicional, linear e positivista.

 

[1] A Escola dos Annales foi um movimento historiográfico surgido na França, a partir de 1929, a qual questionava a História baseada apenas em documentos oficiais, instituições e elites; essa dava muita relevância a fatos e datas, de uma forma positivista, sem aprofundar grandes análises de estrutura e conjuntura. A História deixou de ser a Ciência do passado para ser a História dos homens e suas relações sociais pela interdisciplinaridade.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Ailton Carlos Lima Correia, UNIMEP

Possui graduação em Teologia pela UMESP (2011) e Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, S.P. (2014). Mestre em Filosofia e História da Educação pela UNIMEP (2018) e Doutorando em Cultura, História e Filosofia da Educação pela mesma Instituição. Bolsista pela CAPES. É Professor de História, Filosofia e Sociologia do Centro Educacional Cristão (Ensino Médio) em Pirassununga, São Paulo, desde 2015.

Références

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

____________________. Dialética do Esclarecimento. Ed. Zahar. R.J. 1985.

BLOCH, M. Apologia da História: ou o ofício de historiador. R. J. Jorge Zahar Ed., 2002.

BURKE, P. Sociologia e História. 2, ed. Porto: Ed. Afrontamento, 1980.

___________________. Testemunha ocular: História e imagem. EDUSC. Bauru. S.P. 2004.

CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo. Trad. de Ari Roitman e Paulina Watch. R. J. Record. 2010.

ERNST, Pawel. O pesadelo da razão, uma biografia de Franz Kafka. Ed. Imago. RJ. 1986.

FARIA. Renato de Oliveira. Assalto contra o limite: forma danificada e história em Franz Kafka. Tese de Doutorado em Letras. 2011.

HOBSBAWN, Eric. A era dos Impérios. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1988.

LÖWY, Michel. Franz Kafka, um sonhador insubmisso. R.J. Azougue Editora. 2005.

KAFKA, Franz. Carta ao Pai. Companhia das letras. São Paulo. 1997.

___________________. Na colônia penal. Trad. Modesto Carone. R. J. Paz e Terra, 1996.

___________________. Metamorfose. Trad. Modesto Carone. S.P. Comp. das letras. 2017.

___________________. O Processo. Trad. de Modesto Carone. S.P. Comp. das letras. 2018.

___________________. Um médico rural. Trad. de Modesto Carone. S.P. C. das letras. 2017.

PESAVENTO. Sandra Jatahy. História e Literatura: identidade e fronteiras. MG. UDUFU. 2006.

___________________. História & História Cultural. B. H. Editora Autêntica. 2012.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo. Editora Brasiliense. 1999.

https://www.sistemaetapa.com.br/portal/material_professor/história.

Téléchargements

Publiée

30-06-2022

Numéro

Rubrique

Artigos