Infecção por SARS-COV-2
uma proposta de ensino investigativo sobre membrana plasmática com ferramentas digitais
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36602Mots-clés :
Biologia; Ensino de Ciências por Investigação; Ensino médio; Mobile Learning; Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoRésumé
A abordagem sobre membrana citoplasmática no ensino médio se dá majoritariamente pelo uso do livro didático como ferramenta de ensino aprendizagem. A utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto educacional se apresenta como alternativa viável e eficaz ao ensino tradicional de membranas plasmáticas, no que tange sua estrutura e processos citológicos que a envolvam. Neste trabalho propomos uma atividade investigativa para o ensino médio, tendo situação-problema a infecção pelo SARS-COV-2, e com o uso de guia virtual para auxiliar a compreensão da sinalização química nos transportes de membrana plasmática da membrana plasmática ao longo da infecção deste patógeno e suas implicações clínicas. A abordagem contextualizada excede ao ensino restrito de estruturas e processos celulares, visando a tomada de ações conscientes para a prevenção e a promoção à saúde, condizente ao que preconiza a Base Nacional Comum Curricular para área de Ciências da Natureza e suas tecnologias no ensino médio, além da notória importância da disciplina de Biologia no contexto da pandemia de covid-19 na promoção da saúde individual e coletiva.
Téléchargements
Références
AGÊNCIA BRASIL. Um terço dos candidatos às universidades não têm acesso à EAD. Brasília,
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-04/um-terco-doscandidatos-universidades-nao-tem-acesso-ead. Acesso em: 15 ago. 2021.
AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES. Biologia das células. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BBC NEWS BRASIL, 2020. “Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo”. Youtube, 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WEMpIQ30srI. Acesso: 15 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf> Acesso: 15 ago. 2021.
CANI, J. B., SANDRINI, E. G. C., SOARES, G. M., SCALZER, K. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em: https://www.periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 15 ago. 2021.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013.
DANTAS, Klayta Benigno Ramalho. Transporte de substâncias através da membrana plasmática: com utilização de um jogo didático digital para alunos do ensino médio. 2017. Dissertação de Mestrado. Brasil.
DIAS-LIMA, DUARTE-SILVA, MANCINI, 2021. Guia virtual sobre transporte de membrana- Covid. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1vSQZ_A_LKpcMD1T3CKU12QDeqbfPmJD2/view?usp=sharing>.
DOMÍNGUEZ, Nuño. Cientistas chineses revelam a porta de entrada do coronavírus às células humanas, 05 mar. 2020. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-03-05/cientistas-chineses-revelam-a-porta-de-entrada-do-coronavirus-as-celulas-humanas.html> Acesso em: 12 jun. 2021.
HODGES, Charles; MOORE, Sthefanie; LOCKEE, Barby; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Revista Educause, v. 27, 2020.
LIMA, Walkíria dos Reis; PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Ações educacionais em tempos de pandemia: reflexões sobre a Biologia no ensino médio. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 2020.
MACHADO, Natália Alves; CRUZ, Frederico Alan de Oliveira. Transporte através de membranas: proposta de abordagem utilizando recursos educacionais digitais. In: VPCT2020 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, 5., 2020, Vila Real – Portugal. Anais... Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia, p. 61-68.
MAIA, Aline Farias. Biomoléculas e citologia: análise de conceitos bioquímicos aplicados no Ensino Médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito – Rio Grande do Sul.
MIYAZAWA, Glória Cristina Marques Coelho; SIQUEIRA, Ana Cláudia; JÚNIOR, Carlos Fernando de Araújo; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Aplicativos para o Ensino-Aprendizagem de Educação Ambiental. Revista de Educomunicação Ambiental, v. 6, n. 1, p. 1–19, 2016.
OLIVEIRA, Fausto Eduardo de; ALBRECHT, Mirian Pacheco Silva. Cell membrane: produção e análise de um jogo eletrônico sobre permeabilidade seletiva da membrana plasmática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 10, 2015. Águas de Lindóia, SP. Anais... Tecnologias da informação e comunicação na Educação em Ciências, p. 1-8.
PETTO, Jefferson; SANTOS, Pedro Henrique Silva; SANTOS, Luana Farias Souza dos; SENA, Deise Santos da Silva; SACRAMENTO, Marvyn de Santana do. Interação entre SARS-COV-2 e o sistema Renina Angiotensina. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 198-210, 2021.
PLITT, Laura. Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo. BBC News Brasil, 14 mar. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51891465. Acesso: 15 ago. 2021.
REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. Artmed Editora, 2019.
REIS, Juliardnas Rigamont dos. Simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da membrana plasmática. 2019. Dissertação (Mestrado em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino
Superior) – Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém – Pará.
SCARPA, Daniela Lopes; CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, p. 25-41, 2018.
SILVA, Luciana; FARIA, Joana Cristina. “QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA–CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 15, 2012.
SOUTO, Xênia Macedo. COVID-19: aspectos gerais e implicações globais. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020.
UZUNIAN, Armênio. Coronavirus SARS-CoV-2 and Covid-19. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 56, 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.