Ensino de Botânica

Possibilidades para o professor na Educação Básica

Auteurs

  • Neidiane Pereira Cattem
  • Vanessa Thomazini Silva
  • Elisa Mitsuko Aoyama

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36668

Mots-clés :

Metodologia de ensino; Ensino de Ciências; Recursos facilitadores

Résumé

A botânica é por vezes vista como matéria árida e entediante por estudantes e até por professores da educação básica. A escassez de aulas práticas e de recursos facilitadores provocam desinteresse por parte dos alunos, e a carência de materiais didáticos implica na desmotivação por parte dos professores, que recorrem ao livro didático e exercícios, deixando de lado a elaboração e uso de outros recursos didáticos, resultando em um ciclo que perpetua essa visão errônea da bióloga Vegetal. Pensando nisso, teve-se como objetivo analisar a construção de um manual de atividades didáticas voltadas para o ensino de Botânica, com o intuito de auxiliar professores de Ciências e Biologia na execução de atividades lúdicas com materiais acessíveis em sala de aula. Foram aplicados dois questionários um com objetivo de levantamento de dados para construção do manual e outro para avaliação aplicabilidade do mesmo por professores da educação básica. Como resultados, conclui-se que o manual se apresenta como uma ferramenta relevante de apoio ao professor, contribuindo e auxiliando em suas aulas Botânica ajudando a assimilar melhor o conteúdo que é ensinado em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEMOS, J. R. Botânica na escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba, CRV, 2016.

NASCIMENTO, B. M. et al. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf. Acesso em: 01 outubro 2018.

PESSIN, L. R.; NASCIMENTO, M. T. A importância das aulas práticas no ensino de botânica, a partir do processo de ensino e aprendizagem em aulas e atividades teórico-práticas. In: II Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, 2010.

PRIGOL, S.; GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. In: XX Semana da Pedagogia, 1o Simpósio Nacional da Educação, Cascavel – PR, 2008.

RAMOS, F. Z.; SILVA, L. H. de A. Contextualizando o processo de ensino-aprendizagem de Botânica. Curitiba: Prismas, 2013.

RABONI, P. C. A. Atividades práticas de ciências naturais na formação de professores para as séries iniciais. 2002. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, D.Y.A.C.; CECCANTINI, G. Propostas para o ensino de Botânica: manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. São Paulo. USP, 2004.

SILVA, M. A. S. et al. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: Congresso norte nordeste de pesquisa e inovação, Anais do VII CONNEPI. Palmas, 2012.

SILVA, V. T. da & AOYAMA, E. M. Desafio da imagem: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de botânica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 616-638, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.391>. Acesso em: 08 setembro 2021.

SILVA, A.B. V; MORAES, M. G. Jogos pedagógicos como estratégia no ensino de morfologia vegetal. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 13, Goiânia, p. 1642-1652, 2011.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV jornada de prática de ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “infância e práticas educativas”. Maringá – PR, p. 111-113, 2007.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa científica. Curitiba: IESDE, 2007.

TRIGUEIRO, R. de M. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.

URSI, S. et al. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 07-24, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002>. Acesso em 8 Setembro 2021.

VIEIRA, V. J. da C; CORRÊA, M. J. P. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S.I.], v. 13, n. 2, p. 309-327, 2020. DOI: 10.46667/renbio, v13i2.290. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/290. Acesso em 4 Dezembro 2020.

Téléchargements

Publiée

27-10-2022