Investigações sobre o whatsapp nos processos de ensino e de aprendizagem

refletindo sobre o uso das tecnologias digitais durante a pandemia da COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37087

Mots-clés :

Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Aprendizagem móvel, Pandemia da Covid-19

Résumé

Este artigo é um recorte para a dissertação de mestrado e tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca de trabalhos que utilizam o WhatsApp para interação discursiva entre professores de Matemática e alunos no processo de ensino e aprendizagem, visando promover um panorama sobre o tema no período de 2019 a 2020. Durante esse período, o cenário educacional passou por transformações devido a pandemia da COVID-19, e as tecnologias digitais passaram a ser utilizadas cada vez mais para o desenvolvimento das atividades educacionais. Os resultados mostram que o uso das tecnologias móveis podem contribuir para a aprendizagem em Matemática, onde os alunos têm a possibilidade de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento, diante de seus interesses e que o WhatsApp permite a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativa, além de aproximar professores e alunos no contexto educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Vanessa Bayerl Cesana, UFES

Mestranda pela Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, ES.  

Fernando Dalbó Durães

Graduado em Licenciatura em Química – Centro Universitário São Camilo (CUSC). Mestrando pela Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, ES.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo.

Téléchargements

Publiée

30-06-2022

Numéro

Rubrique

Artigos