Análise conceitual reflexiva do projeto pedagógico do curso de licenciatura em química

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37398

Mots-clés :

Educação; PPC; capitalismo; neoliberalismo; análise

Résumé

Diante da importância de um Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e de suas implicações para formação do profissional desejado, o objetivo dessa pesquisa é analisar o tópico “perfil dos egressos” presente no PPC de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Espírito Santo no campus de Alegre, por meio de um olhar reflexivo. Para tal, foi necessário elucidar determinados conceitos e historiar a educação brasileira e a formação de professores. Visto isso, foi realizada a análise conceitual desse PPC com a finalidade de compreender a intencionalidade presente no tópico “perfil dos egressos”. Após a análise, foi possível observar que o PPC possui fragmentos que desviam a formação desse profissional e o impossibilita de obter atributos imprescindíveis a um professor.

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Carla Sardinha de Oliveira, FAVENI

Mestranda do programa de pós-graduação em ensino de química da UFRJ desde o início de 2022, pós-graduada em Ensino de Física e Química pela FAVENI (2021), graduada em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2021), técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal Fluminense (2014), e professora de Química do Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira. Durante toda a graduação participou de projetos de pesquisa na área de ensino, utilizando diferentes metodologias ativas de aprendizagem, por consequência, em sua prática docente procura diversificar os caminhos que levam a construção dos saberes, incentivando um maior engajamento e participação dos alunos. Além disso, se orgulha de ser fruto da escola pública, e possui grande interesse nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula

Marcos Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Química) pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Química). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo no Campus de Alegre (CCENS-UFES), sendo coordenador do PIBID-QUÍMICA-UFES-ALEGRE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq, pesquisando atualmente sobre Representação Social e a contribuição do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do professor de Química

Andréia Weiss

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (DMV/UFES), atuando nos cursos de Licenciatura do CCENS/UFES e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/UFES). Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Narrativas, Formação de Professores e Políticas em Educação (GEP-ENFOPE).

Agda Felipe Silva Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) , doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFScar (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação inclusiva, formação continuada de professores, prática pedagógica, políticas públicas, diversidade e ensino.

 

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Publiée

26-12-2022