O impacto da formação docente interdisciplinar nos egressos do curso de licenciatura em educação do campo

Auteurs

  • Cristiane Tusset Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roniere dos Santos Fenner

Mots-clés :

Educação do campo; Interdisciplinaridade; Prática docente

Résumé

O ensino de ciências fundamentado na fragmentação do conhecimento é uma constante nas escolas brasileiras, contrapondo-se a esta forma de pensar a educação, a interdisciplinaridade surge como opção na busca para transformar o ato de aprender – e de ensinar - em algo prazeroso, atrativo e, principalmente, significativo. A partir de entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto aos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza no Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que atuam como professores nas redes públicas de ensino, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que teve como intenção investigar como a formação docente pautada na interdisciplinaridade influencia na prática docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARROYO, M. G.; CALDART, R.S.; MOLINA, M. C. (Org.) Por uma educação do Campo: 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

AUGUSTO, T. G. da S.; CALDEIRA, A. M. de A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza, Investigação em Ensino de Ciências, V 12 (1), pp 139-154, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo – Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BRASIL. Decreto 7352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA – MEC. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file> Acesso em: 24 set. 2021.

BRASIL. PARECER CNE/CEB Nº 36/2001 – PRONACAMPO - MEC. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_36_de_04_de_dezembro_de_2001.pdf Acesso em: 04 ago. 2021.

BRASIL. CADASTRO NACIONAL DE CURSOS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Disponível em https://emec.mec.gov.br/emec/nova# Acesso em: 03 ago. 2021.

BRASIL. EDITAL DE SELEÇÃO nº 02/2012- SESU/SETEC/SECADI/MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pnlem/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17439-programa-de-apoio-a-formacao-superior-em-licenciatura-em-educacao-do-campo-procampo-novo>. Acesso em: 04 ago. 2021.

CALDART, R. S. et al (Org.) Dicionário da Educação do Campo: Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

FAZENDA, I. C. A (Org.); GODOY, H. P. (coord. Técnica) Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir: São Paulo: Cortez, 2014.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa: 18ª ed – Campinas, SP, Papirus 2012.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social:6ª ed – São Paulo: Atlas, 2008.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do Saber: Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976.

LEMES, A. F. G. ET AL (Org) Os Vales que Educam – 10 anos de alternância, autonomia, diálogos na Educação do Campo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 1986.

LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos:18. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL(UFRGS) – CAMPUS LITORAL NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Educação do Campo – Ciências da Natureza – Litoral. Disponível em https://www.ufrgs.br/educampolitoral/?page_id=44. Acesso em: 13 maio 2021

Téléchargements

Publiée

21-12-2023