Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Conceitos e características

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37409

Mots-clés :

Educação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Concepções Pedagógias do AVA

Résumé

Os Ambiente Virtual de Aprendizagem são compreendidos como softwares educacionais, baseados na Internet, que permite desenvolver atividades educacionais no tempo e espaço de cada participante, possibilitam a interação, e ao gerenciamento eletrônico de cursos e disciplinas, e atividades de aprendizagem servem de apoio as atividades da educação utilizados com maior frequências  principalmente na Educação à Distância. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a conceitualização do ambiente virtual de aprendizagem, apresentando as principais características e ferramentas utlizadas nestes ambientes, salientando uma breve explanação da percepção pedagógica do AVA. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos com autores relacionados com este tema. Resultando na compreensãpo que esses ambientes virtuais têm contribuindo no processo de ensino-aprendizagem na educação presencial e a distância. Possibilitando a construção do conhecimento, onde os sujeitos envolvidos nesse ambiente possuem alto grau de interação e aprendizagem colaborativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Antonia Izabel da Silva Meyer, Universidad Autónoma de Asunción

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Autonóma de Asunción - UAA (2018). Mestre em Educação pela Universidad del Desarrollo Sustentable (2017). MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Joaquim Nabuco. Possui graduação em Ciências da Informação com Habilitação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Références

ALVES, Alessandra Conceição Monteiro. Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0: descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.

ANJOS, R. A. V. dos. (2015). Referencial pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

ARAÚJO JUNIOR, C. F. de ; MAERQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In : LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

ARAÚJO, E. V. F. de. Internet, hipertexto e gêneros digitais: novas possibilidades de interação. Cadernos do CNLF, v. 15, n. 5, t. 1. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. p. 633-639. Disponível em http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/55.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2019.

BLACKBOARD, G. A. Sobre a BLACKBOARD. Disponível em: https://help.blackboard.com/pt-br/Learn/Instructor/Ultra/Getting_Started/What_Is_Blackboard_Learn. Acesso em: 18/05/2022.

COELHO, W. G., TEDESCO, P. C. A. R. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para a educação a distância. Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 70, jul-set. 2017

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline. v. 5, p. 17-44, 2011

CUNHA, Marcelle Patrícia Lopes. A avaliação formativa no ambiente virtual de aprendizagem moodle: um estudo no curso de graduação em pedagogia a distância da UFMA. 2014. 126f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) –Universidade Federal do Maranhão. São Luís. 2014.

FERREIRA, J. L. Moodle: ambiente virtual de aprendizagem. In: COSTA, M. L. F.; ZANATTA, R. M. (Org.). Educação à Distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. Maringá: Eduem, 2014.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

LISBOA, E. S. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. A avaliação da aprendizagem em ambientes online: o contributo das tecnologias web 2.0. 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/55610132.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2019

LOPES, Glauco dos Santos. Ambientes virtuais de ensino: aspectos estruturais e tecnológicos. 2001. 158f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2001.

MILLIGAN, C. Delivering Staff and Professional Development Using Virtual Learning Environments. In: The Role of Virtual Learning Environments in the Online Delivery of Staff Development. Institute for Computer Based Learning. Heriot-Watt University, Riccarton, Edinburgh, 1999.

MOODLE. Sobre o Moodle. Disponível em : https://docs.moodle.org/all/pt_br/Sobre_o_Moodle. Acesso em : 18/05/2022.

PEREIRA, Alice Teresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina Álvares C. Ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. p. 1-22. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/ava/2259532.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2019.

SCHLEMMER, E. AVA: um ambiente de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem. 2002. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

SANTOS, A. C. de M. Difusão do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem: construção de uma proposta metodológica de abordagem multirreferencial. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil, 2018.

SANTOS, E. Educação online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 5658-5671.

SANTOS, E. O. dos. Educação online. Articulação dos sabres na EAD online: por uma rede de interdisciplinar e interatividade de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.) Educação online: teorias práticas legislação formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2012.

SANTOS, Raimundo R. N. dos ; COELHO, Odete M. M. ; SANTOS, Kleber L dos. UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS GOOGLE PELOS ALUNOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UFPB. MPGOA, João Pessoa, v.3, n.1, p. 87-108, 2014. Disponível em : https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13106/1/2014_art_rnrsantos.pdf. Acesso em : 09/05/2022.

SILVEIRA, D. S. da; Peixoto, V. A. C. Educação à Distância e ambientes virtuais de aprendizagem: notas introdutórias sobre teoria e prática. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.

SOUZA, V. V. S. Ambientes virtuais de aprendizagem: sistemas complexos compostos por gêneros digitais. Texto livre, v. 2, n. 1, 2009.

TELEDUC. Sobre o Teleduc. Disponível em : http://teleduc4.multimeios.ufc.br/pagina_inicial/teleduc.php. Acesso em : 18/05/2022.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.

VAVASSORI, F. B.; RAABE, A. L. A. Organização de atividades de aprendizagem utilizando ambientes virtuais: um estudo de caso. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias práticas legislação formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2012.

Téléchargements

Publiée

30-06-2022

Numéro

Rubrique

Artigos