Marcas de uma pandemia

o narrar a si de um licenciando em química

Auteurs

  • Alexandre Luiz Polizel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo
  • Arthur Ravagnhani de Oliveira
  • Antonio Aparecido Vital Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.37612

Mots-clés :

marcas; narrativa; pandemia; formação.

Résumé

Este trabalho tem por objetivo apresentar as marcas negativas – do ser menos – deixadas nas narrativas de vida de um licenciando em química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, em tempos pandêmicos. A construção das narrativas ocorreu por meio da realização de uma entrevista áudio-gravada, de forma remota, com auxílio de uma plataforma virtual de reuniões, realizada a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados produzidos foram analisados sob a óptica da análise de conteúdo que deu origem a três categorias: a) Marcas negativas que afetam o Eu; b) Marcas negativas que afetam o Outro e, c) Marcas negativas que afetam o Nós. Em seu narrar, o entrevistado mostra-se marcado pelo medo, angústia, vícios, vulnerabilidades, luto, entre outras marcas.  Este processo de escuta atravessa as narrativas possibilitando a percepção das marcas negativas do ser menos deste licenciando, permitindo traçar estratégias formativas-constitutivas para superá-las e catalisar o seu ser mais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Arthur Ravagnhani de Oliveira

Licenciado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

Antonio Aparecido Vital, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora no Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Londrina. Líder do GEPENC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educações, Narrativas, Culturas e Ciências.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo editorial, 2020

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, Lda., 1977.

BRETON, David Le. O preço das coisas. N-1 Textos, n. 100, 2020, p. 1-5. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/100>. Acesso em 20 de julho de 2020

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015

__________. Pedagogia do Oprimido. 73 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019

FREUD, Sigmund. (1930 [1929]) O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996a.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia (1917 [1915]). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996b.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MELLO, Dilma. Etnografia, pesquisa narrativa e fenomenologia: entendendo espaços de fronteira entres três caminhos de pesquisa. In: CORDEIRO,

Rosineide; KIND, Luciana. Narratativa, gênero e política. Curitiba: Editora Crv, p. 17-48, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 03, p. 621-626, 2012.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas-SP: Unicamp, 2013

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, [S.L.], v. 37, p. 1-26, 2020.

TAMBOUKOU, Maria. Aventuras da pesquisa narrativa. In: CORDEIRO, Rosineide; KIND, Luciana (Orgs). Narrativa, gênero e política. Curitiba: Editora CRV, p. 67-84, 2016.

Téléchargements

Publiée

29-06-2023