Marcas de uma pandemia
o narrar a si de um licenciando em química
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.37612Mots-clés :
marcas; narrativa; pandemia; formação.Résumé
Este trabalho tem por objetivo apresentar as marcas negativas – do ser menos – deixadas nas narrativas de vida de um licenciando em química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, em tempos pandêmicos. A construção das narrativas ocorreu por meio da realização de uma entrevista áudio-gravada, de forma remota, com auxílio de uma plataforma virtual de reuniões, realizada a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados produzidos foram analisados sob a óptica da análise de conteúdo que deu origem a três categorias: a) Marcas negativas que afetam o Eu; b) Marcas negativas que afetam o Outro e, c) Marcas negativas que afetam o Nós. Em seu narrar, o entrevistado mostra-se marcado pelo medo, angústia, vícios, vulnerabilidades, luto, entre outras marcas. Este processo de escuta atravessa as narrativas possibilitando a percepção das marcas negativas do ser menos deste licenciando, permitindo traçar estratégias formativas-constitutivas para superá-las e catalisar o seu ser mais.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo editorial, 2020
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, Lda., 1977.
BRETON, David Le. O preço das coisas. N-1 Textos, n. 100, 2020, p. 1-5. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/100>. Acesso em 20 de julho de 2020
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015
__________. Pedagogia do Oprimido. 73 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019
FREUD, Sigmund. (1930 [1929]) O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996a.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia (1917 [1915]). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996b.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MELLO, Dilma. Etnografia, pesquisa narrativa e fenomenologia: entendendo espaços de fronteira entres três caminhos de pesquisa. In: CORDEIRO,
Rosineide; KIND, Luciana. Narratativa, gênero e política. Curitiba: Editora Crv, p. 17-48, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 03, p. 621-626, 2012.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas-SP: Unicamp, 2013
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, [S.L.], v. 37, p. 1-26, 2020.
TAMBOUKOU, Maria. Aventuras da pesquisa narrativa. In: CORDEIRO, Rosineide; KIND, Luciana (Orgs). Narrativa, gênero e política. Curitiba: Editora CRV, p. 67-84, 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Alexandre Luiz Polizel, Arthur Ravagnhani de Oliveira, Antonio Aparecido Vital, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.