Novas formas de ler:

livro de literatura infantil digital

Auteurs

  • Vilma Da Silva Araujo Universidade Estadual de Maringá
  • Cleide Maria Jagher
  • Mariana Santos

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37981

Mots-clés :

Letramento literário, multiletramento, Leitura literária, Livro de literature infantil digital

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas de multiletramentos mobilizadas pelo livro literário infantil digital, de forma que contribua para a formação do leitor na infância. Para isso, analisa-se a obra digital adaptada do poema Via Láctea, de Olavo Bilac. Esse novo formato interativo, produzido pela autora Samira Almeida e pelo autor Fernando Tangi, caracteriza-se por envolver diferentes tipos de conhecimentos obtidos previamente, tais como os elementos que compõem os sistemas operacionais e de gerenciamento dos dispositivos móveis de interação. Nessa obra, a interatividade exige a performance do leitor para então ligar objetos diferentes e movimentar-se no conteúdo de forma não-linear. E a presença de múltiplas combinações nos livros digitais e as potencialidades das tecnologias digitais aciona modos diferentes de leitura que contribuem para a ampliação da produção de sentido.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Vilma Da Silva Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras - Estudos Literários (2021) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutoranda também em Estudos Literários pela mesma universidade.

Cleide Maria Jagher

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) - 2015 e Doutoranda em Estudos literários e Formação do leitor pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de Aguiar. O saldo da leitura. In: Leitura de literatura na escola. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). São Paulo: Parábola, 2013.

BILAC, Olavo. Poesias. Organização e prefácio de Ivan Teixeira. São Paulo: Martins Pontes, 1996.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

_________. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações/ FFLCH/USP, 1996.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo:

Petrópolis, 2000.

_________. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna,

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1. ed. São

Paulo: Global, 2007.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. “Multiliteracies”: new literacies, new learning.

Pedagogies: An International Journal, Singapura, v. 4, n. 3, p.164-195, ago. 2009.

_________. New media, new learning. In: COLE, David R.; PULEN, Darren L. (Ed.). Multiliteracies in motion: current theory and practice. New York: Routledge, 2010. p. 87-104.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

_________. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, jan./jun. 2004.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história. Curitiba: PUCPRess, 2017.

MARTHA, Alice Aurea Penteado. Pequena prosa sobre versos. In: Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Orgs.). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

_________. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-32.

_________. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: _____ (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

_________. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2009.

_________. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

_________. Letramento e escolarização. In RIBEIRO, Vera Masagão (Org). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003.

STREET, Brian. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola editorial, 2014.

_________. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

Téléchargements

Publiée

18-08-2022