Mediação de leitura literária e letramento literário na escola:

uma abordagem reflexiva

Auteurs

  • CLEIDE MARIA JAGHER Universidade Estadual de Maringá
  • Mariana Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Vilma da Silva Araújo Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37982

Mots-clés :

Literatura, Escola, Educação literária, Letramento literário

Résumé

A partir da concepção de “letramento literário enquanto o conjunto de práticas sociais que usam a escrita literária” (ZAPPONE, 2008), neste estudo, apresentamos algumas reflexões sobre educação literária e letramento literário escolar. Entre os apontamentos, reiteramos o lugar da literatura na escola, considerando a sua relevância ao indivíduo, devido ao seu caráter estético de sublimação do real e ao seu caráter humanizador (CANDIDO, 1995). Defendemos também a urgência de um espaço escolar que promova práticas de leitura literária plurais, um espaço democrático, uma vez que nossos alunos, fora do espaço escolar, participam de práticas diversas de letramento literário. Nesse sentido, como concebe Zilberman (2017), o professor deve promover o cotejo entre o patrimônio de cada leitor com o patrimônio social, histórico, político do grupo ou do público com o qual interage. De maneira que, para uma educação literária efetiva, é necessário “utilizar aquilo que a norma escolar rejeita como um suporte para dar acesso à leitura na sua plenitude” (CHARTIER, 1999). Como suporte teórico, buscamos os conceitos de letramento, letramento na cibercultura, multiletramentos, em Soares (2002; 2009), Kleiman (2004) e Rojo (2009), bem como as considerações sobre leitura literária na escola, de autores, como Rouxel (2013), Jouve (2013), Colomer (2003; 2007), Hansen (2005), Zilberman (2009; 2017), entre outros.

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Bibliographies de l'auteur

CLEIDE MARIA JAGHER, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) - 2015 e Doutoranda em Estudos literários e Formação do leitor pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.

 

Mariana Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutoranda pela mesma universidade.

Vilma da Silva Araújo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras - Estudos Literários (2021) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutoranda também em Estudos Literários pela mesma universidade.

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Publiée

18-08-2022