O brincar heurístico com bebês e crianças bem pequenas durante o período de pandemia da COVID-19

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.38000

Mots-clés :

Brincar Heurístico, Educação Infantil, Pandemia da Covid-19, Aprendizagem e desenvolvimento

Résumé

O brincar heurístico na educação infantil se apresenta como uma abordagem de trabalho na creche que possibilita aos pequenos explorar e descobrir uma grande diversidade de objetos. A exploração dos objetos aguça o interesse do bebê e da criança bem pequena[1], estimula seus sentidos e sua compreensão em desenvolvimento. De acordo com essas considerações iniciais, esse trabalho tem, como objetivo, refletir sobre as contribuições do brincar heurístico com crianças das turmas de 1 e 2 anos do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Manoel Farias de Souza, em Linhares/ES, no período de pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica do assunto em questão e a descrição do processo vivenciado com a experiência do brincar heurístico com bebês e crianças bem pequenas no contexto de pandemia da Covid-19. A implementação das sessões do brincar heurístico possibilitou vivências que enriqueceram a apropriação de novos conhecimentos pelas crianças por meio da investigação e exploração dos objetos. A experiência com o brincar heurístico possibilitou, ainda, um repensar sobre a prática educativa com bebês e crianças bem pequenas.

 

[1] Bebês é a nomenclatura que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) utiliza para se referir às crianças com idade entre zero a 1 ano e 6 meses e crianças bem pequenas as que compreendem a idade entre 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses (BRASIL, 2017).

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Bibliographies de l'auteur

Márcia Perini Valle, Faceli

Pedagoga, formada pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (ES), Psicopedagoga, formada pela mesma instituição e Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (SP). Professora da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI e pedagoga aposentada na educação infantil da rede municipal de ensino de Linhares-ES.

Rogéria Penitente

Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formada pela Universidade Castelo Branco (ES). Professora atuando na educação infantil da rede municipal de ensino de Linhares-ES.

Tânia Maria Loyola do Nascimento

Pedagoga, formada pela Faculdade Pitágoras – Campus Linhares-ES. Especialista em Alfabetização e Letramento, formada pela Unopar (ES). Professora atuando na educação infantil da rede municipal de ensino de Linhares-ES.

 

Références

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Publiée

30-06-2022

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência