Entrevista

Auteurs

  • Záira Bomfante dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Francis Arthuso Paiva Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais - Coltec

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.38740

Mots-clés :

BNCC, Ensino, Multiletramentos, Multimodalidade

Résumé

Entrevista concedida pela professora Záira Bomfante dos Santos ao professor Francis Arthuso Paiva, dialogando sobre Multimodalidade e Ensino, Pedagogia dos Multiletramentos, BNCC e Formação de Professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES.É líder do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES - (Multi)letramentos, Leitura e Textos e integrante do grupo de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes e Linguagens. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas - LEAL no PPGEEB e o projeto" O ensino de língua materna e adicional e a formação de professores na perspectiva dos novos letramentos e multiletramentos no norte do estado do Espírito Santo" com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo- FAPES. É bolsista de Produtividade da FAPES. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6162-8489

Francis Arthuso Paiva, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais - Coltec

É Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor do Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Especialização em Leitura e Produção de Textos, PROLEITURA e da Especialização e, Educação, Linguagem e Tecnologia, todos da Faculdade de Letras da UFMG. Tem interesse por estudos de escrita colaborativa, leitura, produção de texto, letramento digital e visual, na perspectiva da multimodalidade e dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores. 

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3rd ed. London: Routledge, [1996, 2006] 2021.

The New London Group. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review 66 (1), 1996, pp. 60–93.

Téléchargements

Publiée

18-08-2022