Metodologia Ativa de Ensino Instrução por Pares

uma análise baseada na perspectiva de Vygotsky

Auteurs

  • Dalte da Silva Santos Universidade Federal do Espirito Santos
  • Franklin Noel dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.38794

Mots-clés :

Aprendizagem; Educação; Ensino; Metodologia Ativa; Instrução por Pares; Vygotsky.

Résumé

As contribuições teórico-metodológicas encontradas nas obras e estudos de Vygotsky à Educação e à pratica docente têm fomentado, entre outras, a implementação de metodologias ativas de ensino na educação escolar. Essas metodologias, diferentemente das metodologias tracionais de ensino, buscam colocar o aluno no centro do processo educativo e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para este. O presente artigo objetivou analisar o papel desempenhado pela educação escolar no processo de formação dos educandos sob a ótica “vygotskyana” e apresentar uma análise da metodologia ativa de ensino Instrução por Pares (IpP), destacando as suas principais características e potenciais contribuições dadas à prática docente. Os principais aspectos e características da metodologia IpP foram analisados sob a perspectiva “vygotskyana”, onde destacou-se como estes dialogam de forma acentuada com teoria de desenvolvimento e aprendizado relacionados aos conceitos de Mediação Semiótica e da Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial propostos por Vygotsky. Essa análise corrobora a metodologia IpP, tendo em vista que esta possui aporte teórico-metodológico alinhado aos preceitos fundamentados nas teorias de Vygotsky para os processos de desenvolvimento e aprendizado. Essa análise demostra que a referida metodologia tem potencial na promoção da interação social entre os alunos, na centralização do educando no processo de ensino-aprendizagem e no estímulo ao desenvolvimento de hábitos autônomos de estudos e na resolução de problemas. Portanto, essa análise demostra que a metodologia IpP pode trazer contribuições relevantes à prática docente quando implementada em sala de aula.

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Biographie de l'auteur

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Sistemática e Biogeografia de Mollusca. Curadoria. Oceanografia Biológica. Pesca de Arrasto. Dragagem de Fauna Marinha. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Ambiental, Formação de Professor de Ciências e Biologia. Formação Continuada. Ensino na Educação Básica. Prática Docente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publiée

26-12-2024