Metodologia Ativa de Ensino Instrução por Pares
uma análise baseada na perspectiva de Vygotsky
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.38794Mots-clés :
Aprendizagem; Educação; Ensino; Metodologia Ativa; Instrução por Pares; Vygotsky.Résumé
As contribuições teórico-metodológicas encontradas nas obras e estudos de Vygotsky à Educação e à pratica docente têm fomentado, entre outras, a implementação de metodologias ativas de ensino na educação escolar. Essas metodologias, diferentemente das metodologias tracionais de ensino, buscam colocar o aluno no centro do processo educativo e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para este. O presente artigo objetivou analisar o papel desempenhado pela educação escolar no processo de formação dos educandos sob a ótica “vygotskyana” e apresentar uma análise da metodologia ativa de ensino Instrução por Pares (IpP), destacando as suas principais características e potenciais contribuições dadas à prática docente. Os principais aspectos e características da metodologia IpP foram analisados sob a perspectiva “vygotskyana”, onde destacou-se como estes dialogam de forma acentuada com teoria de desenvolvimento e aprendizado relacionados aos conceitos de Mediação Semiótica e da Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial propostos por Vygotsky. Essa análise corrobora a metodologia IpP, tendo em vista que esta possui aporte teórico-metodológico alinhado aos preceitos fundamentados nas teorias de Vygotsky para os processos de desenvolvimento e aprendizado. Essa análise demostra que a referida metodologia tem potencial na promoção da interação social entre os alunos, na centralização do educando no processo de ensino-aprendizagem e no estímulo ao desenvolvimento de hábitos autônomos de estudos e na resolução de problemas. Portanto, essa análise demostra que a metodologia IpP pode trazer contribuições relevantes à prática docente quando implementada em sala de aula.
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© Dalte da Silva Santos, Franklin Noel dos Santos 2024
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