O ensino de botânica e a importância de atividades teórico-práticas em espaços não formais para a aprendizagem em Ciências

Auteurs

  • Elianai Melo Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Waldireny Rocha Gomes
  • Diana França Souza
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.39475

Mots-clés :

Biologia; Ensino Médio; Amazonas.

Résumé

O ensino de botânica apresenta papel de destaque no desenvolvimento da sociedade, aproximando os discentes do contato com o meio ambiente. No entanto, essa relação nem sempre é perceptível. Esse artigo tem como objetivo demonstrar a importância de contextualizar os conhecimentos em botânica na disciplina de Biologia, por meio de aulas teóricas e aulas práticas. A metodologia foi realizada com alunos no 2º ano do Ensino Médio, apresentou abordagem qualitativa e quantitativa e ocorreu em quatro etapas: 1) apresentação da temática e aplicação do questionário inicial; 2) aula expositiva e dialogada; 3) aula prática; 4) Avaliação da atividade e questionário final. O projeto proporcionou uma maior visualização da teoria a partir da prática e os discentes puderam aplicar os conhecimentos relacionados aos vegetais relacionando-os a questões econômicas, sociais e científicas, cumprindo o objetivo da proposta.

Palavras-chave: Biologia. Ensino Médio. Amazonas.

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Biographie de l'auteur

Elianai Melo Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciências: Biologia e Química

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Publiée

26-12-2022

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência