Impactos na educação superior e o uso das tecnologias digitais durante da pandemia do novo coronavírus

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39494

Résumé

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças globais que afetaram todas as áreas, inclusive a Educação. Milhares de professores e estudantes modificaram suas rotinas de ensino e aprendizagem, devido a necessidade do distanciamento social. O objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia na Educação de Ensino Superior e como se configurou o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nesse período. Trata-se de uma revisão bibliográfica, para tanto foi utilizada a base de dados Google Acadêmico e Scielo para a busca dos arquivos. Pode-se perceber que esse momento de Ensino Remoto Emergencial mostrou muitas fragilidades e deficiências, sobretudo para aqueles que não tinham condições econômicas, afetando negativamente o processo de ensino e aprendizagem, questões emocionais e financeiras também foram apontadas. Apesar dos inúmeros pontos negativos, foram evidenciadas também algumas possibilidades, tais como aprendizagem de recursos e equipamentos tecnológicos, aprimoramento dos métodos de ensino, e a importância das TDICs durante e no pós-pandemia. Por fim, destaca-se que foi um período de muitas dificuldades, dúvidas e incertezas, mas também de possibilidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Antonia Railene de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Doutoranda pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na área de Biotecnologia, no estudo de Química de Proteínas, com ênfase no estudo de lectinas. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Única (2022). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Estuda ainda assuntos voltados para a Educação, tais como: ensino de ciências,  neurociências, emoções e afetividades e metodologias de ensino.

Références

ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.

ARRONA-PALACIOS, A.; REBOLLEDO-MENDEZ, G.; ESCAMILLA, J.; HOSSEINI, S.; DUFFY, J. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and burnout in faculty members of higher education in Mexico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 2985-2993, 2022. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2022.v27n8/2985-2993/. Acesso em: 13 jul. 2022.

BARBOSA, S. D. P.; DE ALMEIDA, D. V. O ensino remoto emergencial: mediação tecnológica e estratégias de ensino-aprendizagem. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 22, 2020. Disponível em: https://cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1585. Acesso em: 03 set. 2021.

BOTTENTUIT-JUNIOR, J. B. B.; BAIMA, G. M.; COSTA, L. M. L.; COIMBRA, V. L. O Uso Do Whatsapp Como Ferramenta Didática: possibilidades e desafios em aulas de Língua Portuguesa. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 33740-33751, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br//ojs/index.php/BRJD/article/view/27496. Acesso em 03 set. 2021.

BLANDO, A.; MARCILIO, F. C. P.; FRANCO, S. R. K.; TEIXEIRA, M. A. P. Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Thema, v. 20, p. 303-314, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1857. Acesso em: 03 set. 2021.

COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 88–95, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621. Acesso em: 14 mar. 2022.

COSTA, D. D. M.; LIMA, J. R. O. Ferramentas de ensino remoto: novas tendências para o Ensino Superior a partir do contexto da pandemia. EducEaD-Revista de Educação a Distância da UFVJM, v. 2, n. 1, p. 20-40, 2022. Disponível em: http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/51. Acesso em: 13 jul. 2022.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 03 fev. 2021.

FERREIRA, D. H. L.; BRANCHI, B. A.; SUGAHARA, C. S. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista práxis, v. 12, n. 1sup, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464. Acesso em: 03 set. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GODOI, M.; BERALDO KAWASHIMA, L.; ALMEIDA GOMES, L.; CANEVA, C O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e4309108734, 2020. Disponível em: https://orfee.hepl.ch/handle/20.500.12162/4387. Acesso em: 03 set. 2021.

LEITÃO, K. S; CAPUZZO, D. B. Impactos do Burnout em professores universitários no contexto da pandemia de Covid 19. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 40, p. 378-390, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5067. Acesso em 13 jul. 2022.

MIYAZATO, E. S. AMARAL, J. P. N.; SOUZA, A. S.; STOLF, A. R. A Síndrome de Burnout em professores médicos durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 1, p. e9597-e9597, 2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/9597. Acesso em: 13 jul. 2022.

OLIVEIRA, E. N. et al. Covid-19: Repercussions on the mental health of higher education students. Saúde em Debate, v. 46, p. 206-220, 2022.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: Reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). BOCA Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/127. Acesso em: 03 set. 2021.

OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y. Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia, n. 36, p. 252-268, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18336. Acesso em: 03 set. 2021.

OSTI, A. PONTES-JUNIOR, J. A. F.; ALMEIDA, L. S. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. 2021. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/handle/1822/74311. Acesso em: 13 jul. 2022.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 03 set. 2021.

SANTIAGO, D. S. SOUSA, L. L.; SILVA, J. C. As dificuldades do ensino remoto no ensino superior. 2021, 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia). Universidade Federal Rural Do Semiárido – UFERSA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522. Acesso em: 13 jul. 2022.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383. Acesso em 03 set. 2021.

SILVA-BARBOSA, C. E.; LIMA, E. P. M.; COSTA, Y. X. A.; LIMA, V. S. F.; CARVALHO, S. T. A.; ROCHA, A. S. Esgotamento profissional na docência: Síndrome de Burnout em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e44111831385-e44111831385, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31385. Acesso em: 13 jul. 2022.

SILVA, M. D.; SOARES, G. C. A.; CARDOSO, C. M. L.; GUERREIRO, T. S. B.; GUIMARÃES, C. C.; CHICRE, G. R.; SIQUEIRA, L. R. M.; SEFFAIR, R. P.; DOMINGUES, N. A.; TRINDADE, F. F. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7120-e7120, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7120. Acesso em 03 set. 2021.

TELES, C. C.; TELLA, L.; BIANCHINI, L. G. B. A Síndrome de Burnout em professores do ensino superior no período de pandemia do Covid-19. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 33, n. 1, p. 172-182, 2022. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/2173. Acesso em: 13 jul. 2022.

VAZQUEZ, D. A.; PESCE, L. A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 183-204, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ScXyqLR49N8cNJ3WJnbQPJD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 jul. 2022.

Téléchargements

Publiée

29-06-2023