Políticas Públicas de Educação no Governo Bolsonaro (2019-2022)

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42011

Mots-clés :

Políticas Públicas; Educação; Lei nº 13.935/2019; CF/1988; LDB

Résumé

O presente texto procura abordar as implicações no campo da educação durante o Governo Bolsonaro, avaliando os impactos nocivos de seu governo em relação a política pública de educação, compreendendo as questões relativas a Constituição de 1988, LDB e referente a Lei nº 13.935/2019 e a sua importância para o trabalho de Assistentes Sociais e Psicólogos na Educação Básica brasileira, tendo em vista os rebatimentos das expressões da questão social em âmbito escolar, promovendo uma educação pública gratuita e de qualidade, realizada através de um trabalho sério e técnico por meio da implementação de equipes multiprofissionais e multidisciplinares. O presente trabalho realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do estado da arte, através do método relativo ao materialismo histórico-dialético, buscando compreender a relevância do trabalho da Psicologia e do Serviço Social na educação pública brasileira. Contudo, os resultados obtidos, convergem numa essencial implementação deste serviço, tendo em vista a garantia da construção e fortalecimento de uma educação que fortaleça e promova sujeitos críticos e cidadãos engajados pelos direitos sociais, através da realização do trabalho social escolar das equipes formadas por Assistentes Sociais e Psicólogos, considerando os rebatimentos nocivos do modo de produção capitalista, bem como sua necessária abolição.

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Publiée

27-06-2024