O estágio curricular enquanto ato educativo no ensino médio integrado

entre a fantasia e a possibilidade

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42201

Mots-clés :

Estágio curricular; ato educativo; ensino médio integrado

Résumé

Este artigo é parte da dissertação de mestrado que objetiva analisar até que ponto o estágio obrigatório tem cumprido seu papel enquanto ato educativo, contribuindo com a formação humana e a práxis profissional do discente de ensino médio integrado. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, campus Catu. A metodologia utilizada, pautada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, é de caráter qualitativo, caracterizando-se como estudo de caso, compreendendo análise de leis, normas e documentos institucionais e realização de entrevistas semiestruturadas com discentes do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. A análise dos dados coletados foi realizada com base na Análise Temática de Conteúdo. A pesquisa demonstrou a existência de fragilidades e limitações percebidas pelos sujeitos da pesquisa na realização do estágio obrigatório, que acabam por precarizar o ato educativo do estágio.

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Lerise Santos Zóffoli, Instituto Federal Baiano

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFBAIANO). Especialista em Gestão de Pessoas com Ênfase em Consultoria (Faculdade Santíssimo Sacramento). Assistente em Administração do IFBAIANO. 

Heron Ferreira Souza, Instituto Federal Baiano

Doutor em Educação (Unicamp). Medidor em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Licenciado em Geografia (UNEB). Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes / IFBAIANO. Professor do Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFBAIANO.

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Publiée

27-06-2024