Regência Virtual em Tempos de Pandemia
Um relato de experiência na Residência Pedagógica em Educação Física
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42502Mots-clés :
Covid-19; Regência virtual; Formação docente.Résumé
Objetiva-se relatar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica no subprojeto Educação Física. O estudo tem características descritivas e abordagem qualitativa. Foram utilizados como procedimento: leitura dos documentos e análises das gravações realizadas na plataforma google meet. Os resultados indicam que as ações formativas, ocasionaram a construção de 13 sínteses conteudistas; documentações norteadoras; protocolos de segurança; e inovações metodológicas. Na ambientação e observação semiestruturada, houve a inserção no contexto contribuindo no seu processo reflexivo. A etapa de regência concedeu uma a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e da reflexão acerca das adversidades do cenário educacional. Conclui-se que se pode atribuir ao Programa a oportunidade oferecida aos graduandos para o processo de formação do residente por meio das variadas vivências.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.
BRITO, S. B. P.; BRAGA, I. O.; CUNHA, C. C.; PALÁCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I.Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 2, p. 54–63, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora EGA, 1996.
FÉLIX, Célia Neves. Formação continuada de professores em tempos de pandemia de Covid-19: Desafios e Incertezas. Seminários Regionais da Anpae, n. 6. Espírito Santo, 2020.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.3, p. 20-29. São Paulo, 1995.
GONÇALVES, Leticia França. Treinamentos em casa: Escolares atletas de ginástica rítmica em tempos de pandemia Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
LOPES, Darcilene Ramos. A formação de professores: Desafio do docente em tempo da pandemia Covid-19. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, v. 5, n. 1. São Paulo, 2020.
LIMA, I. P.; FERRETE, A. A. S. S. WhatsApp em práticas de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia. Anais Educon, v. 14, n. 8, p. 1-15. Sergipe, 2020.
LUNARDI, N. M. S. S.; NASCIMENTO, A.; SOUSA, J. B.; SILVA, N. R. M.; PEREIRA, T. G. N.; FERNANDES, J. S. G. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, n. 2. Porto Alegre, 2021.
MARQUES, Luiz. A pandemia incide no ano mais importante da história da humanidade. Serão as próximas zoonoses gestadas no Brasil ? Unicamp, São Paulo, 05 de Mai. 2020. Disponível em:
<https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/05/05/pandemia-incide-no-ano-mais-importante-da-historia-da-humanidade-serao-proximas>. Acesso em: 15 dez.2022.
MENINO, F. A.; MOURA, J. B. F.; GOMES, L. M. A importância da interação escola e família no desenvolvimento do aluno durante o período de pandemia. Realize Editora. Congresso Nacional de Educação, n. 7. Paraíba, 2020.
PEREIRA, M. A. C.; BANDEIRA, A. D. O.; WENER, M. E.; WITCHWASTYSKIS, S. L. L.; LIMA, W. K. S. S. Realize Editora. Congresso Nacional de Educação, n. 7. Paraíba, 2020.
PRATA, E. G.; SOUSA, R. F.; ARAÚJO, J. F.; CORREIA, L. M.; DEUS, S. C. S. R. Plataformas digitais e o ensino a distância em tempos de pandemia pelo olhar da docência. Tecnologias Educacionais: Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos. Editora Científica Digital, n. 16, p. 201-214, 2020.
RAQUEL, Martha. Quem são as pessoas que não têm acesso à internet no Brasil?. Brasil de Fato, Salvador, 10 Ago. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/08/10/quem-sao-as-pessoas-que-nao-tem-acesso-a-internet-no-brasil>. Acesso em 20 dez. 2022.
SOUZA, M. N.; GUIMARÃES, L. M. S. Vulnerabilidade social e exclusão digital em tempos de pandemia: Uma análise da desigualdade de acesso à internet na periferia de Curitiba. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. Especial II, p.284-302. Rio de Janeiro, 2020.
SOARES, Kelly do Nascimento. Percepções sobre a Regência de contexto na Educação Infantil como Prática de Ensino Aprendizagem no Estágio Supervisionado. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: Soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Santa Catarina, 2020.
ZACCARON, Isadora Coelho. Experiência de regência no ensino fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 02, Vol. 02, pp. 43-62. Fevereiro de 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Bruno Victor Soares de Melo Pereira, Antonio Filipe Pereira Caetano, Antonio dos Santos Barros, Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.