A formação continuada e o fazer cotidiano da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental em São Mateus/ES, no período de 2013 a 2022
Mots-clés :
Formação continuada; Professor alfabetizador; Alfabetização; Saberes docentes; Prática pedagógica.Résumé
O artigo objetivou compreender as formações continuadas oferecidas pela rede municipal de São Mateus, ES e suas implicações no cotidiano dos professores alfabetizadores, durante o período de 2013 a 2022. Os aportes teóricos que fundamentaram e enriqueceram o texto têm a predominância dos saberes, expressões e entendimentos de formação de professores, segundo os autores Tardif (2019), Gauthier (2013) bem como, as contribuições de Souza (2015) nas narrativas dos profissionais e apoiamo-nos em Soares (2020) com suas implicações no processo alfabetizador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde os sujeitos protagonistas foi o grupo de trabalho composto por professores alfabetizadores, que com suas narrativas potencializaram os diálogos sobre a Formação Continuada em sua trajetória pessoal e profissional. Os resultados indicam que as formações continuadas promovidas aos professores do Ciclo de Alfabetização nos últimos anos, contribuíram para a mudança da prática cotidiana de alguns professores de forma atitudinal e didática. Esses profissionais constituíram-se ao longo dos movimentos formativos a partir das interações com os demais pares e de narrativas de experiências cotidianas.
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