O ensino de matemática por meio da fabricação do beiju

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43039

Mots-clés :

Currículo; Etnomatemática; Fabricação do beiju; Quilombo

Résumé

Este texto tem por objetivo apresentar os possíveis pontos de contato entre os processos de ensino aprendizagem propostos no currículo do Novo Ensino Médio, em processo de implementação na rede Estadual do Espírito Santo, para a disciplina Matemática e os saberes culturalmente produzidos pelas comunidades afrodescendentes localizadas na região Norte do Estado. A etnomatemática, e as novas legislações educacionais são os referenciais norteadores das reflexões produzidas a partir das experiências docentes vivenciadas com uma turma da 1° série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual capixaba. O foco desta prática foi entrelaçar a fabricação do beiju, o ensino de matemática e a escrita acadêmica como fortalecedores das identidades quilombolas, refletindo sobre quais políticas para a educação das relações étnico raciais estão sendo adotadas pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

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Publiée

09-08-2024