O ensino de matemática por meio da fabricação do beiju

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43039

Palavras-chave:

Currículo; Etnomatemática; Fabricação do beiju; Quilombo

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os possíveis pontos de contato entre os processos de ensino aprendizagem propostos no currículo do Novo Ensino Médio, em processo de implementação na rede Estadual do Espírito Santo, para a disciplina Matemática e os saberes culturalmente produzidos pelas comunidades afrodescendentes localizadas na região Norte do Estado. A etnomatemática, e as novas legislações educacionais são os referenciais norteadores das reflexões produzidas a partir das experiências docentes vivenciadas com uma turma da 1° série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual capixaba. O foco desta prática foi entrelaçar a fabricação do beiju, o ensino de matemática e a escrita acadêmica como fortalecedores das identidades quilombolas, refletindo sobre quais políticas para a educação das relações étnico raciais estão sendo adotadas pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei N° 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm . Acesso em 08 de novembro de 2023.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 de Março de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 08 de novembro de 2023.

BRASIL. Lei Nº 12.711, de 29 de Agosto de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm . Acesso em 08 de novembro de 2023.

BRASIL. Lei Nº 13.409, de 28 de Dezembro de 2016. Brasília, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2016/Lei/L13409.htm#art1 . Acesso em 08 de novembro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão definitiva. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/a-area-de-matematica-e-suas-tecnologias. Acesso em 15 nov.2023. Acesso em 15 nov. 2023.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FERREIRA, E.S. Por uma Teoria da Etnomatemática. BOLEMA, Rio Claro, n. 7, p. 30-35, 1991. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10706. Acesso em 20 nov. 2023.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 15ª ed. São Paulo SP: Editora Paz e Terra, 2000.

GERDES, P. Etnomatemática: Cultura, Matemática, Educação. Maputo. Moçambique, 1991.

KNIJNIK, G. O saber acadêmico e o saber popular na luta pela terra. Educação Matemática em Revista, Blumenau, n. 1, p. 5-11, 1993. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27329/. Acesso em 15 nov. 2023.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1998.

SCHWARCZ, L. M.; GOMES, F. (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SCHOENFELD, A. Resolução de problemas matemáticos. 1985. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/professores/suporteaoprof/pedagogia/teoria31resprobmat.asp. Acesso em: 15 nov. 2023.

SERAFIM, O. C. N. Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar. 2022. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Downloads

Publicado

09-08-2024