Educação das Relações Étnico-Raciais no cotidiano de uma escola municipal em Macapá- AP

Auteurs

  • Betel Pereira de Castro Universidade Federal do Amapá
  • Eugenia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade do Estado do Amapá

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43743

Mots-clés :

Relações Inter-raciais; Escola. Racismo; Educação Antirracista.

Résumé

Esta pesquisa objetivou analisar as relações inter-raciais que se dão entre professor/alunos e alunos/alunos no contexto escolar focalizando o processo de discriminação racial e de superação do racismo, mediado pelo Projeto Político-Pedagógico - PPP, considerando a realidade de uma escola em Macapá. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso em um enfoque qualitativo. A pesquisa bibliográfica; a observação participante; e as entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como procedimentos metodológicos. Os resultados apontaram para a existência de discriminação racial. Contudo, constataram-se algumas pistas positivas relevantes no processo antirracista, por meio do projeto “Consciência negra: valorizando nossas raízes”, a representação de figuras negras em alguns cartazes da escola pesquisada, e outros mecanismos de mudanças.

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Bibliographies de l'auteur

Betel Pereira de Castro, Universidade Federal do Amapá

Mestra em Educação, Especialista em Política Educacional e Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, Membro do Grupo de Pesquisa da UNIFAP: "Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais". 

E-mail: betelpcastro@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9781-4454

Eugenia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atual no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: daluzeugenia6@gmail.com.

E-mail: daluzeugenia6@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0807-0789

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdade EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Substituto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (PROFMAT/UNIFAP). Professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

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Publiée

09-08-2024