Educação das Relações Étnico-Raciais no cotidiano de uma escola municipal em Macapá- AP
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43743Palavras-chave:
Relações Inter-raciais; Escola. Racismo; Educação Antirracista.Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar as relações inter-raciais que se dão entre professor/alunos e alunos/alunos no contexto escolar focalizando o processo de discriminação racial e de superação do racismo, mediado pelo Projeto Político-Pedagógico - PPP, considerando a realidade de uma escola em Macapá. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso em um enfoque qualitativo. A pesquisa bibliográfica; a observação participante; e as entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como procedimentos metodológicos. Os resultados apontaram para a existência de discriminação racial. Contudo, constataram-se algumas pistas positivas relevantes no processo antirracista, por meio do projeto “Consciência negra: valorizando nossas raízes”, a representação de figuras negras em alguns cartazes da escola pesquisada, e outros mecanismos de mudanças.
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