Um olhar semiótico multimodal do aplicativo Tik Tok

da noção de design à projeção de identidades

Auteurs

  • Joel de Jesus Junior CEUNES

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.44023

Mots-clés :

Semiótica Social Multimodal; Tik Tok; Texto; Identidades.

Résumé

O presente artigo pretende lançar um olhar sobre o aplicativo do Tik Tok e a diversidade de modos e recursos colocados à disposição dos usuários para a produção de textos e como as escolhas realizadas nesse espaço projetam identidades a partir da sua diversidade cultural e semiótica. Para tanto, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa apoiada nas considerações do referencial da Semiótica Social Multimodal (KRESS, 2010; 2015) para a discussão em torno do design, redesign e do trabalho semiótico dos criadores de vídeos postados no aplicativo e recorremos aos estudos de Hall (2006) para discutir as identidades projetadas nesse espaço. Utilizamos, como recorte, dois vídeos considerados como trends e um perfil de uma criadora de conteúdo para análise semiótica e de identidade no Tik Tok. Os resultados indicam uma pluralidade de recursos que possibilitam implementar um trabalho semiótico que reflete as escolhas e interesses dos usuários, produzindo, assim, novos signos, além de projetar múltiplas identidades nesse novo habitat de produção de textos.

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Publiée

19-08-2024