A importância dos “por quês” no ensino de química

Auteurs

  • Giseli Will Ufes
  • Gilmene Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45377

Mots-clés :

Perguntas; Questionamentos; Ensino, Química.

Résumé

No que tange à dinâmica de uma sala de aula, fica evidente que são diversos os elementos fundamentais para garantir que haja o aprendizado, dentre estes, o elemento central, e foco desta pesquisa, são as perguntas. Assim, o objetivo deste trabalho é discorrer acerca da necessidade das perguntas, ou seja, dos “por ques”, como elemento chave na dinâmica de sala de aula, com foco no ensino de Química. Pra isso foi realizado um levantamento bibliográfico preliminar, em trabalhos que enfatizam a pergunta como parte integrante da dinâmica de sala de aula, com foco nos autores: Bondía (2002), Ranciere (2002), Freire (2021). E, em seguida realizou-se uma busca por artigos no periódico Química Nova na Escola, publicados nos últimos dez anos, que discorressem quanto a esta temática à relacionando para a disciplina de Química. Como resultado desta pesquisa foi possível observar que os questionamentos possibilitam que o aluno se aproxime do professor(a), e que a busca pelo saber seja associada aos seus interesses, experiências e curiosidades, o que pode auxiliar na apropriação do conhecimento de forma efetiva. Além disso, foi possível notar que, não há uma quantidade elevada de trabalhos que tenham sido produzidos a partir desta temática e que sejam específicos para o ensino de química. Sendo assim, é evidente que há a necessidade de uma maior discussão quanto a relevância dos “por ques” para o ensino de química e da forma como eles podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, assim como, na interação aluno-professor.

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Références

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Publiée

26-12-2024