O Ensino de História e a Influência da Cultura Africana na Culinária Brasileira na Educação Infantil
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45388Mots-clés :
Palavras-chaves: Culinária brasileira; Influências da Cultura Africana; Ensino de História; Educação InfantilRésumé
Resumo: Este trabalho tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre o ensino da disciplina de História acerca da influência africana na culinária brasileira no contexto da Educação Infantil. Os principais referenciais teóricos selecionados foram Paiva (2017) e Cascudo (1967), devido à riqueza de informações a respeito da culinária brasileira e os pratos típicos que se formaram a partir das influências da cultura africana. O restante da bibliografia utilizada foi sendo incluída conforme a procura deste tema na Educação Infantil, visto que é um tema pouco explorado, provavelmente porque a disciplina de História não é componente curricular desta etapa da Educação Básica. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi o estudo de caso em conjunto com a pesquisa documental, a partir do estudo de caso realizado no CMEI onde a presente autora deste texto faz estágio não-obrigatório, utilizando como pesquisa documental as atividades feitas pelas crianças e disponibilizadas pela professora. Nesse contexto, verificou-se que é possível trabalhar o tema da culinária brasileira e as influências da cultura africana na Educação Infantil, sendo de suma importância, pois as crianças têm direito de saber mais sobre a sua cultura como cidadãs brasileiras e têm direito de aprender.
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