Roleta Multiplicativa e Scratch

práticas pedagógicas inclusivas em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Auteurs

  • Erick Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Brendo Graunke Prates Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patrícia Silvares Olegário Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Santos Pereira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/0xs1v306

Mots-clés :

Ensino de Matemática; Inclusão Escolar; Acessibilidade

Résumé

Este trabalho tem como objetivo apresentar duas práticas pedagógicas inclusivas realizadas em escolas de São Mateus/ES em novembro de 2024, com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A Prática 1 ocorreu em uma escola municipal, com 24 alunos, incluindo Maria, com baixa visão, e a Prática 2 em uma escola estadual, também com 24 alunos, dos quais dois eram atendidos por educação especializada. Ambas as intervenções seguiram as etapas de diagnóstico, seleção de recursos didáticos, intervenção e coleta de dados. Na Prática 1, a professora identificou dificuldades na multiplicação e utilizou a roleta multiplicativa, um recurso inclusivo e lúdico, que gerou um ambiente dinâmico e colaborativo. A professora, inicialmente cautelosa, reconheceu o potencial da ferramenta após a intervenção. Na Prática 2, foi introduzido o uso do Scratch, o que despertou curiosidade, mas também apresentou dificuldades iniciais. Contudo, o interesse dos alunos cresceu à medida que exploravam a ferramenta. Ambas as práticas evidenciam a importância de metodologias inovadoras para promover um ensino dinâmico e inclusivo. Para subsidiar as discussões, utilizamos as contribuições de Vigotski (1991) e outros autores. As práticas apresentadas demonstram que as adequações pedagógicas, além de favorecerem o aprendizado dos alunos PAEE, também beneficiam toda a turma. Destaca-se, ainda, a importância do trabalho colaborativo para o êxito dessas práticas.

 

Biographies des auteurs

  • Erick Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha Ensino, Sociedade e Cultura, com período no programa de Magíster en Educación da Universidad Católica Silva Henríquez (UCSH), no Chile. Graduado em Pedagogia pela Ufes. Atua como Técnico Administrativo em Educação no Ifes, campus Cariacica. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar (Ufes), Grupo de Pesquisa em Práticas Educacionais (GPPE/IFES) e Metodologias e Práticas de Ensino (MEPEIFES).

  • Brendo Graunke Prates, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestrando em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do CEUNES/UFES. Pós-graduado lato sensu em Educação Especial e Inclusiva e em Docência no Ensino Superior. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Matemática, com experiência nas redes estadual, municipal e privada, atuando no Ensino Médio.

  • Ana Paula Santos Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda    em    Ensino    na    Educação    Básica    pelo    Programa  de    Pós-graduação   em         Ensino         na         Educação         Básica         (PPGEEB)   do CEUNES/UFES.      Possui  licenciatura    em    Matemática    pela    UFES,    com  especialização em Práticas Educacionais pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES ), campus São Mateus.  Atua  como  professora  de Matemática na Prefeitura Municipal de São Mateus –ES

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Publiée

26-12-2025