A utilização do futebol americano como instrumento auxiliar no ensino de cinemática
Resumo
Há muito tempo tem-se discutido o ensino de física e a necessidade de uma abordagem mais diversificada do conteúdo, de modo a despertar um maior interesse do aluno pela física. Na literatura é possível encontrar propostas que utilizaram diferentes instrumentos de ensino, tais como, vídeos, simulações, teatro, filmes, visitas a museus ou centros de ciências, experimentos de baixo custo, como ferramenta auxiliar no ensino de física/ciências. Além disso, muitas outras pesquisas têm mostrado que de forma geral os alunos apresentam grandes dificuldades conceituais nos conteúdos iniciais da física, a saber: referencial, distância percorrida, intervalo de tempo, velocidade média, aceleração. Neste contexto tem-se como principal objetivo, utilizar a prática esportiva como ferramenta auxiliar e motivadora no ensino de física. Observando o grande interesse dos alunos pela prática do futebol americano, decidiu-se por utilizar especificamente esta prática neste trabalho. Utilizando como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, desenvolvemos o trabalho em três etapas. Na primeira, apresentou–se um breve seminário para os participantes, onde explicou–se que o objetivo do trabalho era utilizar a física como ferramenta auxiliar para análise do jogo/jogadas do futebol americano. Na sequência, realizamos as atividades práticas e por fim realizamos as análises das jogadas executadas na etapa anterior. Considerando os resultados obtidos e observados, a utilização da atividade prática se mostrou uma alternativa muito interessante e contribuiu para que a dedicação dos alunos envolvidos fosse muito maior do que a atenção dos mesmos nas aulas tradicionais.
Downloads
Referências
BARROSO, M.F.; RUBINI, G.; SILVA, T. Dificuldades na aprendizagem de física sob a ótica dos resultados do ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física. 40(4), e-4402-01 – e-4402-23. 2018. Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n4/1806-9126-RBEF-40-4-e4402.pdf.
BARBETTA, V.B., YAMAMOTO, I. Dificuldades conceituais em física apresentadas por alunos ingressantes em um curso de engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Física. 24(3), 324 - 341. 2002. Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v24n3/a11v24n3.pdf.
BEICHNER, R. The effect of simultaneous motion presentation and graph generation in a kinematics lab. Journal of Research in Science Teaching, 27(8), 803 – 815, 1990.
BEICHNER, R. The impact of motion analysis on kinematics graph interpretation skllis. American Journal of Physics. 64(10), 1272 – 1277, 1996.
BROWN, D., COX, A.J. Innomative uses of video analysis. The Physics Teacher, 47, 145 – 150. 2009.
CALLONI, G.J. (2010). A física dos movimentos analisadas a partir de vídeos do cotidiano do aluno. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Acesso em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28179/000769687.pdf?sequence=1.
CUSTÓDIO, F. L. A utilização de testes conceituais em Física básica. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Acesso em: http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_ Fausto_Custodio/dissertacao_Fausto_Custodio.pdf
GOMES, M.A.F.; PARTELI, E.J.R. A física dos esportes. Revista Brasileira de Ensino de Física. 23(1), 10 – 18, 2001.
HESTENES, D.; WELLS, M. A.; SWACKHAMER, G. Mechanics Baseline Test.
The Physics Teacher. 30(3), 141-158, 1992.
LEROY, B. O efeito “folha seca”. Revista Brasileira de Ensino de Física, 7(3), 693 – 709, 1977.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa: A visão clássica. In: Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino. Porto Alegre, 2016.
MOREIRA, M.A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a resolução de problemas no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 14(3), 229-253, 1997. Acesso em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982.
TAVARES, R. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Ciências. Revista Ciências e Cognição, vol. 13 (1), 94 – 100, 2008. Acesso em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/viewFile/63/60.
Tracker – Video Analysis and Modeling Tool. Disponível em: https://physlets.org/tracker/. Acesso em: https://physlets.org/tracker/.
Zylbersztajn, A. Concepções Espontâneas em Física: Exemplos em Dinâmica e Implicações para o Ensino. Revista Ensino de. Física, 5(2), 3-16, 1993. Acesso em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol05a09.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.