Reflexões das ações do PIBID no processo formativo de docentes na Educação do Campo

Autores

  • Denise da Silva Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Aniara Ribeiro Machado Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Algacir José Rigon Unipampa - Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-8745-6283

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32571

Resumo

Neste trabalho apresentamos reflexões a partir dos relatos e observações acumuladas a partir das vivências dos acadêmicos e acadêmicas do Curso de Educação do Campo - Licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Neste processo participaram 24 bolsistas distribuídos em três escolas no campo, duas de Dom Pedrito e uma de Sant’Ana do Livramento, atendendo uma média de 300 estudantes da Educação Básica. O trabalho desenvolvido partiu das demandas das escolas, sendo que estas foram identificadas a partir da inserção dos estudantes no cotidiano e a partir do diálogo com docentes das diferentes áreas do conhecimento e comunidades. Isso culminou em diferentes propostas e ações educativas, dentre elas destacamos as seguintes: i) horta escolar e plantas alimentícias não convencionais; ii) agrofloresta; iii) composteira e minhocário iv) revitalização da área dos pomares. Como resultado percebemos que: a) é possível ensinar ciências tendo como ponto de partida a prática social da comunidade escolar, uma vez que toda a vida humana está cercada pelas Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); b) que é possível superar o cotidiano precarizado e irrefletido com amparo na ciência; c) aprendizagem por meio do “ensino lúdico”, jogos pedagógicos e atividades experimentais. Frente a esses elementos o PIBID tem sido fundamental para qualificar o processo formativo dos discentes, formadores e supervisores.

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Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência