A ação do Pibid no ambiente escolar: a utilização do jogo balanceamento químico e a confecção de um videoclipe no processo de ensino e aprendizagem de química
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32610Resumo
O ensino de química requer que metodologias alternativas sejam propostas para torna-lo mais atrativo e contextualizado para os alunos. Este estudo possibilitou uma reflexão sobre diferentes recursos didáticos e avaliou como esses recursos são recebidos e utilizados pelos alunos na aprendizagem de alguns conteúdos de química. A pesquisa foi realizada em 8 turmas do ensino médio de uma escola pública do município de São Mateus/ES, sendo 6 de primeira série e 2 de segunda série. Para as turmas da primeira série foi proposto que os alunos criassem uma paródia e construíssem um videoclipe sobre os conteúdos da Tabela Periódica. Para as turmas da segunda série um jogo sobre o Balanceamento de Reações Químicas foi desenvolvido pelos pibidianos e aplicado aos alunos, como forma de complementar o conteúdo explanado pela professora regente em sala de aula. O critério adotado para a seleção dos conteúdos foi a dificuldade que os alunos apresentam na compreensão desses assuntos. Para avaliar a prática metodológica, nas primeiras séries, um questionário foi aplicado aos alunos ao final da proposta, e nas segundas séries utilizou-se a observação e o registro das impressões dos alunos. A professora e os bolsistas do PIBID mediaram o processo de ensino e aprendizagem, motivando os alunos a participarem das atividades. As metodologias tiveram uma ótima aceitação por parte dos alunos, que afirmaram ter aprendido mais sobre o conteúdo em estudo. Para os bolsistas do PIBID, a realização dessas aulas foi uma forma de vivenciar a realidade da sala de aula e construir sua identidade como docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.