A formação de professores na educação à distância
desafios e potencialidades no sul capixaba
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.33415Resumo
Pesquisas recentes demonstram que a educação superior a distância vem se expandindo rapidamente no Brasil. Nesse contexto, foi realizado um estudo de caso buscando analisar as possíveis contribuições ou desafios que os Cursos de Licenciatura ofertados no polo EaD do campus de Alegre, trouxeram para a formação de professores na região do Caparaó-ES, na visão de seus alunos e egressos. A abordagem empregada caracteriza-se como qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são os alunos e egressos de quatro cursos de licenciatura ofertados pelo polo de Alegre da UFES. Para coleta de dados, destaca-se a utilização da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada. A organização, análise e discussão dos dados fundamentou-se na técnica da triangulação, na qual os dados produzidos a partir dessas fontes, foram lidos, comparados, interpretados, objetivando categorizar as informações. Assim, foram construídas quatro categorias denominadas: Interação entre professor, tutor e aluno; Material didático; Infraestrutura de apoio e Avaliação de ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa sinalizam a existência de desafios relacionados à ausência do professor, falta de conhecimento do conteúdo pelos tutores, material didático desatualizado no curso de licenciatura em informática, avaliação da aprendizagem prejudicada, falta de materiais para a prática de ensino e defasagem tecnológica. Apesar disso, a formação de professores pela EaD no polo de Alegre tem contribuído, entre outras coisas, para diminuir a
desigualdade de oportunidades, melhorar a autoestima, ampliar a inclusão digital e o acesso à educação superior pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.