Cinema e fotografia

um diálogo poético para o ensino de artes visuais no contexto pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Fotografia, Ensino de artes visuais

Resumo

Este artigo tem por objetivo construir um diálogo poético com a seleção de um plano do filme Janela Indiscreta (1954) e a Fotografia de Guilherme Santos do ensaio Obs-cu-ra (2020) de Bruno Alencastro, possibilitando reflexões no ensino de Arte no contexto pandêmico. Inicialmente, apresentamos um panorama sobre a importância do Cinema e da Fotografia enquanto linguagem artística. Para a leitura imagética usamos a metodologia de natureza interpretativa a partir da leitura de imagem de Costella (2010) destacando os pontos de vista: factual, expressional, técnico e convencional da Fotografia selecionada. Para a leitura fílmica, a partir da tese de doutorado de Suarez (2018) destacamos os pontos de vista: objetivo, subjetivo, referencial e sintomático do plano selecionado. No que se refere ao referencial teórico foram utilizados os autores Bordwell & Thompson (2013), Dubois (1993), Ana Mae Barbosa (1991) e Duarte (2009). Os resultados obtidos, nos mostra que o recorte do plano do filme Janela Indiscreta (1954) e a fotografia do ensaio Obs-cu-ra (2020) conseguem perpassar as reflexões do isolamento ao observador que vivencia o momento de exílio causado pela pandemia do Covid-19. Partindo desses conceitos foi construído uma proposta de aplicabilidade no ensino de Artes Visuais com base na leitura de imagem fotográfica e fílmica, em uma finalidade educacional entre as linguagens do Cinema e da Fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rodrigues Suarez, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós- doutora em Educação - PPGE/UEPG (2022). Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UEPG (2018); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX (2012); Licenciatura em Matemática -UEPG (2003); Licenciatura em Artes Visuais - UEPG (2010) Atualmente professora adjunta vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Orientadora de Iniciação Científica/Extensão - PIBIC/PROVIC/BIC/PIBIS. Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/CNPq. Chefe da Divisão de Arte e Cultura- DAC/PROEX/UEPG E Vice-coordenadora do Curso  

Smailen Kauê de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, (2018-2021). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no edital (2018-2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq. - Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) no edital (2020-2021). Integrante do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC) no edital (2021-2022).  

ÁREAS DE PESQUISA: Cinema; Cinema Nacional; História em Quadrinhos; Leitura de Imagem; Leitura Cinematográfica.  

Leticia Lupepsa, UEPG

Graduação em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Professora da Rede Municipal de Ponta Grossa. Voluntária no Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC) no edital (2021-2022).  Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq. Monitora da disciplina de Pintura I - UEPG (2020-2021); Participante voluntária do Projeto de Extensão: Projeto Rondon - Operação Yaguaru. (2020)

Amanda Franczak da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, (2020 - 2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura - GEPAVEC/ Diretório do CNPq. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) no edital (2021-2022).

Referências

BAHIANA, A. M. Como ver um filme. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BARBOSA, A. M. A Importância da Imagem no Ensino da Arte: Diferentes Metodologias. In:______. A imagem no ensino da arte: Anos 80 e novos tempos, São Paulo Perspectiva, 1991. p. 27 - 82.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura, obras escolhidas. 3ª. ed. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BERGER, J.; et al. Modos de ver. Tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BERNARDET, J. C.; KNAPP, W.; ROSSI, C. O que é Cinema, O que é Editora, O que é Jornalismo. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K. A Arte do Cinema: uma introdução. São Paulo: EDSP, 2013.

COSTELLA, A. F. Para apreciar a Arte. São Paulo: SENAC, 2010.

DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes-selo Martins, 2015.

DUARTE, R. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução: Marina Appenzeller. Campinas – SP: Papirus, 1993.

FERRO, M. Cinema e História. Tradução: Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FLÔRES, V. O. Além dos limites do quadro: o som a partir do cinema moderno. Tese (Doutorado em Multimeios). Unicamp, Campinas, 2013.

JANELA INDISCRETA. Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1954. DVD (1h 55m)

JORGE, L. A. A Sintaxe da Janela. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo , São Paulo - USP, 1993;

MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. Tradução de Paulo Neves; rev. Sheila Schvartzman. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.

NAPOLITANO, M. Como usar o Cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

ROILLÉ, A. Fotografia e Novas Mídias. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SOUZA, J. B. D. Reflexões sobre fotografia e arte: Um olhar sobre Fotoformas e Sobras de Geraldo Barros. 2010. Trabalho (Conclusão de Curso Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal Do Rio Grande do Sul, 2010.

SUAREZ, A. R. Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura fílmica crítica na formação inicial de professores de Artes Visuais. 2018.

TVBRASIL. Observatório da Imprensa entrevista com o sociólogo Zygmunt Bauman. Youtube, 15 out. 2015. (52m24s). Disponível em: youtube.com/watch?v=kM5p8DqgG80&t=2488s. Acesso em: 25 jul. 2021. Finalidade Educacional.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos