“Somos todos extraterrestres! Será?”

Investigando a origem da vida a partir da sala de aula

Autores

  • Tamiris Kreitlow Lempke UFES
  • Taís Santos Cabral
  • João Paulo Rolin Lievore
  • Rúbia Mara Pancieri
  • Matheus Oliveira Póvoas
  • Viviana Borges Corte
  • Diógina Barata

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36486

Resumo

A origem da vida é um tema que desperta grande curiosidade no meio científico. Algumas teorias tentam explicar como a vida poderia ter surgido, mas ainda há muitas lacunas a serem preenchidas quando o assunto é “Como surgiu o primeiro ser vivo?”. Entretanto, percebe-se que tal assunto apresenta complexidade ao ser trabalhado em turmas de ensino médio, considerando ser um tema de grande abstração para a maioria dos estudantes. Nesse contexto, o ensino por investigação se apresenta como estratégia de grande potencial, para trazer a origem da vida como um mistério a ser desvendado pelos estudantes, através do levantamento de hipóteses, discussão e pesquisa prática, fugindo do ensino tradicional e das aulas expositivas. Este trabalho propõe uma sequência de ensino investigativa (SEI), para trabalhar o tema “Origem da vida”, que de acordo com o Currículo Básico Escola Estadual do Espírito Santo (2009), é estudado na 3ª série do Ensino Médio, desenvolvendo nos estudantes o pensamento científico, trazendo uma nova perspectiva no ensino da origem da vida por meio do ensino por investigação.

Palavras-Chave: ensino por investigação, método científico, ensino de biologia, protagonismo discente.

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Publicado

27-10-2022