Investigando a energia por trás dos alimentos

Autores

  • Harrysson França Dias da Silva CEUNES/UFES
  • Diógina Barata Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus.
  • Karina Carvalho Mancini Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus.
  • Paola Rocha Gonçalves Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus.

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36488

Palavras-chave:

Biomoléculas; Metabolismo Energético; Ensino por investigação; Sequência Didática Investigativa

Resumo

A partir de estudos sobre educação alimentar verificou-se que a escola tem um papel fundamental na mudança dos hábitos alimentares. Assim, propostas educacionais bem elaboradas e atreladas ao viés investigativo, dentro do contexto da nutrição, possibilitam  um melhor entendimento da relação entre o alimento consumido e a energia necessária ao desempenho das funções celulares e, com isto, leva a aprendizagem e estimula práticas de vida mais saudáveis. Com base nisso, foi elaborada uma sequência didática investigativa (SDI), de grau II de liberdade, que objetiva propiciar o conhecimento das biomoléculas energéticas e funcionais, promovendo a apropriação de saberes a respeito da ligação entre a energia fornecida pelos alimentos e o rendimento nas atividades físicas, dentro de condições fisiológicas normais e na obesidade. Embora não tenha sido possível aplicar a SDI, o presente estudo apresenta uma forma de utilização remota da atividade como alternativa à atuação docente presencial, a qual foi impossibilitada pela pandemia da Covid-19. Assim, baseado no protagonismo do estudante, o presente trabalho trás uma proposta de SDI que discute de uma forma diferente e interessante a temática complexa que relaciona a função da respiração celular e o metabolismo energético das células. A proposta é fundamentada em uma problematização para elaboração de hipóteses, seguida de coleta de dados para resolução dos problemas, sistematização dos dados, a fim de refutar ou não as conjecturas iniciais e elaboração de um produto sobre a referida temática. Com isto, espera-se que a compreensão do conteúdo pelos estudantes ocorra de maneira significativa e que eles consigam a partir de seus conhecimentos prévios elaborar suas próprias ideias sobre: energia, alimentação e atividade física.

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Publicado

27-10-2022