O potencial dos textos literários na aprendizagem de línguas adicionais sob a ótica da teoria dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37970

Palavras-chave:

textos literários, aprendizagem de línguas, multiletramentos

Resumo

Este relato de experiência pretende discutir como textos literários podem ser úteis na aprendizagem de línguas adicionais embasada nos estudos da pedagogia dos multiletramentos proposta pelo The New London Group (1996). Inicialmente, são mencionados estudos teóricos que descrevem como os textos literários já foram utilizados em aulas de línguas, para então propor nova  fundamentação teórica, ancorada nos estudos de  Kalantzis e Cope (2012) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Kress (2010). Em seguida, são apresentadas duas produções textuais multimodais de estudantes de uma escola pública federal de Ensino Médio Profissionalizante. A partir da análise desses textos, podemos perceber que os textos literários são designs ricos em oportunidades de aprendizagem tanto da língua em uso como da formação para atuação social crítica e cidadã.

Palavras chave: textos literários, aprendizagem de línguas, multiletramentos

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Biografia do Autor

Kaciana Alonso, CEFET-MG

Doutoranda em Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada (UFMG). Professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência