O ensino de história local como possibilidade emancipatória

Autores

  • Monica Aparecida de araújo Próspero Instituto Federal do ESpírito Santo - IFES
  • Leonardo Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.39129

Palavras-chave:

História local; Ensino de história local; Práticas educativas emancipatórias.

Resumo

O presente artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, objetiva discutir a potencialidade do ensino da história local, como possibilitadora de práticas educativas emancipatórias. Nesse sentido, dá-se relevância a um ensino da disciplina que se oriente para uma perspectiva crítica voltada para a construção da autonomia do educando, vislumbrando a constituição do sujeito histórico. Defende-se que a constituição de práticas educativas emancipatórias, a partir do ensino da história local, pode contribuir para visibilização de corpos e vozes que foram alijados do processo histórico, colaborando assim, para o protagonismo do educando como agente histórico. Nesse trabalho, apresenta-se o conceito de história local a partir dos aportes teóricos de Barbosa (1999), Cavalcanti (2018), Goubert (1988) e Barros (2013, 2017, 2020), traz-se o referencial freiriano alinhavado ao ensino de história e o ensino de história local, na perspectiva teórica de Bittencourt (2004), Fonseca (2003), Ferro (1983), Schmidt (2009), Schmidt e Garcia (2005,2007), Schmidt e Cainelli (2004), Souza (2015) Melo (2015), entre outros.

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Biografia do Autor

Leonardo, Instituto Federal do Espírito Santo

Sociólogo, Doutor em História. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades -PPGEH -IFES-Campus Vitória. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sociedade e Emancipação-GEPESE.

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Publicado

26-12-2022