O papel da lei 10.639/03 na formação da consciência histórica aos alunos da educação básica

o impacto da invisibilização do povo Mbundu de Angola nos livros didáticos do ensino fundamental

Autores

  • Abel Calombo Quijila UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43034

Palavras-chave:

Lei 10.639/03; Bncc; Ensino fundamental; Diáspora negra; Mbundu de Angola

Resumo

O presente artigo analisa o papel da lei 10.639 e a invisibilização dos legados do povo Mbundu  nos livros de História do Ensino Fundamental, por meio da formação de consciência histórica dos alunos, em foco os que representam a Diáspora Negra africana na sociedade brasileira, pelo fato de serem os mais afetados com o impacto da amnésia social de si, pela falta de conhecimento do seu passado ancestral. E ao mesmo tempo problematiza a parcialidade por parte da Base Nacional Comum Curricular na fraca  materialização da lei 10.639, que deduzimos estarem motivadas por questões raciais, visto que a maioria dos conteúdos didáticos são europeus. Metodologicamente, adotamos a pesquisa analítica e descritiva, por meio da abordagem qualitativa, que lida diretamente com as questões e as problematizações em volta do campo de estudos multidisciplinares em Educação, Linguística e Histórica cultural . Portanto, ensinar a história e cultura dos povos centro-Africanos e da Diáspora Negra nas escolas, é contribuir com uma nova consciência histórica antirracista.

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Referências

Este artículo analiza el papel de la ley 10.639 y la invisibilidad de los legados del pueblo Mbundu en los libros de Historia de la enseñanza primaria, a través de la formación de la conciencia histórica de los estudiantes, centrándose en quienes representan la diáspora negra africana en la sociedad brasileña, debido a que de ser los más afectados por el impacto de la autoamnesia social, debido al desconocimiento de su pasado ancestral. Y al mismo tiempo, problematiza la parcialidad por parte de la Base Curricular Común Nacional en la débil materialización de la ley 10.639, lo que deducimos está motivado por cuestiones raciales, ya que la mayoría de los contenidos docentes son europeos. Metodológicamente, adoptamos una investigación analítica y descriptiva, a través de un enfoque cualitativo, que aborda directamente las cuestiones y problematizaciones que rodean el campo de los estudios multidisciplinarios en Educación, Lingüística e Historia de la Cultura. Por lo tanto, enseñar la historia y la cultura de los pueblos centroafricanos y de la diáspora negra en las escuelas está contribuyendo a una nueva conciencia histórica antirracista.

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Publicado

09-08-2024