Tecnologia Educacional Multidisciplinar para a Educação das Relações Etnicorraciais

Mulheres Negras Inspiradoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.43043

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Mulheres Negras; História do Brasil, Educação Básica.

Resumo

A Tecnologia Educacional (TE) Multidisciplinar “Mulheres Negras Inspiradoras” foi elaborada por discentes do Curso de Especialização em Saberes e Práticas Afro-Brasileiras e Indígenas na Amazônia do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí criada como requisito para a conclusão da disciplina intitulada “Tecnologias Educacionais Aplicadas às Relações Étnico-Raciais na Sala de Aula”. A TE elaborada inova no processo, ou seja, adiciona novidade e agrega características únicas a um conceito de jogos de tabuleiro que já existe. Dentro desta perspectiva, a TE apresentada visa otimizar o processo de ensino aprendizagem de uma abordagem que dialoga com a realidade escolar. Foi feita a aplicação da TE com um grupo de alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Ana Pontes Francez do turno da tarde. Considerou-se que a TE foi eficiente em propiciar discussões e aprendizados quanto à História do Brasil, Mulheres Negras e História da Amazônia, atendendo aos requisitos legais no que diz respeito à obrigatoriedade das discussões a respeito de história e cultura africana e afro-brasileira no conteúdo do ensino básico, de acordo com a Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional, no parágrafo § 1° do artigo 26-A da Lei n.º 9.394/96. Ressaltamos a importância de continuar a promover trabalhos desta natureza dentro da sala de aula com a finalidade de ampliar o público atendido e de possibilitar aos alunos o fortalecimento de suas identidades, promovendo ações educativas de combate ao racismo e a discriminação.

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Publicado

25-06-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência