2Q:

proposta didática de leitura visual com o gênero infográfico

Autores

  • Otávio Felipe Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43626

Palavras-chave:

Letramento Visual; Leitura de imagens; Leitura Visual; Protótipo 2Q; Gênero Infográfico

Resumo

Recentes pesquisas apontam que as atividades de leitura de imagens, disponíveis nos livros didáticos, tratam os artefatos visuais como elementos de embelezamento do texto. Por essa razão, os exercícios de leitura focalizam apenas o processo de decodificação visual, desconsiderando o fenômeno da significação e dos efeitos de sentido. Em busca de auxiliar os professores e criadores de materiais didáticos com o desenvolvimento de atividades de leitura de imagens, no âmbito dos letramentos visuais, temos o protótipo 2Q, desenvolvido por Carneiro (2022). Neste artigo, temos o objetivo de validar esse protótipo por meio de uma proposta de leitura visual com o gênero infográfico. Dessa forma, buscamos responder a seguinte problematização: as atividades de leitura visual desenvolvidas com o uso do protótipo 2Q permitem criar propostas didáticas de letramento visual? Para isso, apoiamo-nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, da Semiótica Social e dos Letramentos Visuais Ademais, apresentamos uma explicação sobre o protótipo 2Q e do infográfico usado na proposta didática.

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Publicado

19-08-2024