Ensino de português como segunda língua para surdos

reflexões a partir das lentes da multimodalidade e da perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Jurandir Cardoso dos Santos Junior Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Karlamara Mirândola da Paixão Lima Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43718

Palavras-chave:

Ensino de Português; Língua de Sinais; Surdez; Multimodalidade; Interação

Resumo

A educação de surdos vem sendo, ao longo da história, discutida e debatida, transitando entre diferentes espaços e esferas da atividade de pesquisa. Entre esses debates, figura o ensino de português para surdos – assunto tão complexo por descortinar não apenas perspectivas teórico-metodológicas, mas também tornar evidente o limiar de duas dualidades que se tensionam no espaço da sala de aula: a língua oral (Português) e a língua visual (Libras), com modalidades que se diferem e se contrastam. Na esteira desse debate, o presente artigo busca refletir sobre a prática do ensino de português para alunos surdos trazendo contribuições da abordagem da multimodalidade (Kress, 2010; Kress e Van Leeuwen, 2021) e da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1983, 1994, 2007, 2011). O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com olhares críticos e ilustra uma proposta didática envolvendo a leitura e escrita em língua portuguesa com estudantes surdos. Nossas reflexões sinalizam para um ensino de português em uma perspectiva de segunda língua, que considere a língua de sinais para construção do conhecimento, além da criação de um ambiente linguístico onde a visualidade e a interação se façam presentes e, neste aspecto, a multimodalidade abre possibilidades que ressignificam a maneira de olhar a surdez e as formas de se ensinar o código escrito de uma língua oral a surdos usuários da língua de sinais.

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Biografia do Autor

Jurandir Cardoso dos Santos Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Ensino na Educação Básica (PPGEEB - CEUNES/UFES). Licenciado em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente é professor efetivo da disciplina de Língua Portuguesa na rede estadual de educação do Espírito Santo (SEDU/ES), com atuação nas séries finais do ensino fundamental.

Karlamara Mirândola da Paixão Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Ensino na Educação Básica (PPGEEB - CEUNES/UFES). Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e Pós-graduação em Literatura Brasileira, pela Universidade Salgado de Oliveira (1998). Atua como professora de Língua Portuguesa na rede municipal de São Mateus/ES desde o ano de 1994, com experiência na coordenação de área da disciplina de Língua Portuguesa em momentos pontuais nos anos de 2009 a 2013 e de 2021 a 2023.

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Publicado

19-08-2024