Biografias de mulheres afro-brasileiras e indígenas em práticas pedagógicas antirracistas
Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43748Palavras-chave:
Letramento racial; Práticas pedagógicas antirracistas; Biografias.Resumo
O presente trabalho é um relato de experiências acerca do letramento racial e de valorização da diversidade étnico-racial e de gênero realizado com estudantes do sexto semestre do curso de pedagogia, no bojo do componente curricular Núcleo de Extensão e Pesquisa Interdisciplinar IV, ofertado no curso de XXXXXXXXX do XXXXXXXXXXXXXXXXX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada em XXXXXXXXXXXXXX. Apesar da eleição de vinte ativistas indígenas e afro-brasileiras, o enfoque principal deste texto é sobre a educação antirracista considerando dez ativistas afro-brasileiras, conforme preconizam as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Para além das contribuições dessas mulheres negras no contexto político, destacamos a força, a sabedoria e a determinação de três delas no enfrentamento aos sistemas opressores, tais como: capitalismo, patriarcalismo, racismo e machismo.
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