Trabalho e educação:
do trabalho vital ao trabalho alienado, um sistema educacional dual com distribuição desigual e diferenciada de educação
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.43820Palavras-chave:
Marxismo; Trabalho; Educação; Capitalismo.Resumo
O texto traz uma breve sistematização sobre a relação trabalho e educação a partir, da historicidade e contradições no sistema capitalista. Neste texto ocorrerá uma breve discussão sobre a maneira que Marx define trabalho como atividade vital, sendo esta uma necessidade natural e eterna para a condição de existência do homem, por outro lado, Marx vai dizer que o trabalho deixou de ser trabalho vital para a sobrevivência da humanidade e tornou-se uma atividade imposta extrínseca, dolorosa; voltada para a produção de valor de troca necessária para o enriquecimento da burguesia.
Downloads
Referências
FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In: LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed FIOCRUZ, 2006. p. 241-288.
KUENZER, Acácia Zeneida. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e sociedade, v.28, 1.153-1.178, 2007.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: livro I: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1985, v.3
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2008.
MARX, Karl. As lutas de classes na França. 1ªed. São Paulo: Boitempo, 2012.
MÉSZÁROS, István. Marx: a teoria da alienação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
SAVIANI. Dermeval. O Trabalho como Princípio Educativo Frente as Novas Tecnologias. 2009. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-2/1SF/o_trabalho_como_principio_educativo_frente_as_novas_tecnologias.pdf
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, n.34, Jan./abr. São Paulo. 2007, p. 152-165.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Educação, Trabalho e Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em Janeiro de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elane Rodrigues de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.